O profissional de Pré-Vendas surgiu para otimizar o trabalho do vendedor e qualificar os Leads que chegam até ele.

O foco desta segmentação no setor é o de aumentar a eficiência da equipe, por meio de pessoas que irão qualificar e prospectar novos Leads, entregando oportunidades reais de futuros clientes e otimizando o tempo do vendedor.
Afinal, o papel do vendedor é vender!
Na série de publicações “Fala, Colaborador!” traremos sempre um profissional da Smart NX de determinada área, para falar um pouquinho da sua vivência na empresa e também dando algumas dicas importantes para você que deseja inovar em seu negócio!
Nossa Supervisora de Pré-Vendas, Lívia Oliveira, conta pra gente um pouco de seu setor e como se torna possível a implementação desta segmentação do Comercial nos mais diversos tipos de empresa.
Fala, Livinha!

Setor de Pré-Vendas na Qualificação de Leads

1.Porque implementar um setor de Pré-Vendas?

Porque este primeiro atendimento ao cliente compreende desde o caminho que o lead fez para nos encontrar, onde ele está mediante sua dor atual e aonde quer chegar visando uma resolução ou objetivo.

É o setor que une marketing ao comercial em prol do atendimento diferenciado, nutrição qualificada do funil de vendas e auxilia os vendedores na eficiência e positivação em vendas.

O pré-vendas abastece o time comercial com o número suficiente para os vendedores garantirem as metas e aumentamos a taxa de conversão garantindo oportunidades constantes ao longo do mês.

2.A otimização do trabalho do vendedor por meio da rotina de pré-vendas é um diferencial?

Com certeza. O intuito é simplificar e nortear qual foco deve ter a abordagem comercial baseado na necessidade do cliente.

Reduz tarefas do comercial, como prospecção, qualificação e análise do core business do cliente. Desta forma o vendedor dedica seu tempo às atividades mais demoradas, como elaboração de projetos e processo de fechamento.

Em pré-vendas, o breve atendimento além de qualificar,  deve levantar objeções para fornecer ao vendedor as informações necessárias para orientar a demonstração com foco nas reais dores que o lead informou, desta forma a abordagem comercial é mais precisa para gerar valor e ir em busca do fechamento.

3.Qual o papel do profissional de pré-vendas na melhora da classificação de leads?

Pesquisar, qualificar, compreender as dores e perceber quando o lead potencial atinge os pré-requisitos no crivo para passar para o time de vendas.

Com o atendimento rápido é possível sentir de imediato o real motivo do lead entrar em contato com a empresa e obter a percepção inicial da temperatura do lead gerando boas oportunidades para o time comercial converter.

Quando pré-venda age no primeiro contato é possível falar com o potencial cliente praticamente de forma instantânea, desta forma o lead ainda se lembra de quando realizou cadastro na Landing Page e solicitou atendimento. Como o nome da empresa ainda está recente em sua memória, facilita na fluidez para conversa ser interessante, criando uma conexão com o problema atual do lead.

4.Qual a participação do profissional no gerenciamento dos leads?

Constância na entrega de leads ao comercial, qualificação, prospecção receptiva, frequência nas tentativas de contato, organização e controle das oportunidades. O gerenciamento guia e nutri de forma correta as oportunidades para a equipe de vendas.

5.Porque o cliente deve escutar o pré-vendas?

Neste primeiro contato é o momento que o cliente informa e se abre sobre sua dor, por isso este atendimento deve conter sensibilidade, empatia, paciência para ouvir e percepção para perfil ideal do cliente.

Independentemente de avançar ou não no processo da agenda, a impressão precisa ser positiva pelo bom atendimento!

Nossa função guia o lead a compreender como e por que nossa solução é adequada para resolver sua necessidade, descrevendo benefícios e funcionalidades pontuais mediante sua dor.

Instruímos e tiramos dúvidas com intuito de validar se vamos entregar o sucesso que o lead deseja.

6.Para empresas que desejam dar início a este setor, qual o seu conselho?

O principal objetivo do setor é entregar leads qualificados, dar apoio total a equipe comercial para gerar valor nas vendas, coletar a maior quantidade de dados possíveis para o potencial cliente esquentar e ficar pronto para a negociação.

A empresa ganha em volume no atendimento de prospects, deixando o comercial focado em atividades prioritárias com negociações assertivas. O pré-vendas é responsável por dar importância a cada lead que o marketing atrai e converte e é essencial para a compreensão e identificação da necessidade dos clientes quem entram em contato.

Qualificar para VENDER MELHOR!

Assim como a Lívia disse, o setor de Pré-Vendas é uma nova metodologia que permite uma integração entre Vendas e Marketing. Além disso, seu cuidado com a prospecção de clientes prepara de maneira mais qualificada o terreno para os profissionais do setor Comercial.

O profissional de Pré-Vendas, aliado a uma boa ferramenta de Automação pode ser a chave para o sucesso nas tratativas dos Leads e entrega qualificada ao setor Comercial. Sabemos que uma das principais dores na geração de leads por Marketing e na entrega para o primeiro contato de Pré-vendas é realmente encontrar o cliente do outro lado!

Para isso, o ideal é o alinhamento do nosso voicebot com o discador automático que vai facilitar e muito o trabalho de pré-vendas na hora de encontrar o contato da pessoa certa para alinhar se ele atende a qualificação determinada pela estratégia competitiva da empresa.

É fundamental pensar o seu negócio de forma exponencial e isso ocorre quando você encontra o cliente, qualifica ele e dispõe um especialista para atender àquelas necessidades e gerar uma venda melhor do tipo Cauda Long (Long Tail).
Como dissemos antes: o papel do vendedor é o de vender! Sendo assim, o profissional de Pré-Vendas junto de uma boa tecnologia se torna a chave para o sucesso em vendas!


Encontre o Contato Certo por meio de Robôs de Automação