As páginas de jornal vêm ganhando destaque com relação ao setor de Telecomunicações. Recentemente, após algumas pesquisas realizadas, o Brasil ficou no Top 1 no ranking entre os 20 países mais afetados por chamadas spam ao longo do ano de 2018!

Os 20 países mais afetados por chamadas spam em 2018

Essa notícia estremeceu o setor de Telecomunicações, fazendo com que as maiores empresas deste segmento (Vivo, Claro, Oi, Tim, Algar, Nextel, Sky e Sercomtel) se mexessem e firmassem um compromisso por mudanças.
Órgãos de Defesa do Consumidor já iniciaram a monitoração e a gente repassa a você detalhes sobre as mudanças e também, claro, damos a você uma solução para que sua operação trabalhe de forma muito mais tranquila!
Confira:

Quais são as mudanças de Discagem?

As mudanças possuem o intuito de deixar a abordagem menos agressiva, promovendo um relacionamento de excelência com o consumidor e reduzindo o altíssimo número de reclamações.  Os pilares desta mudança foram as primeiras iniciativas  na direção da autorregulação do setor.
São 6 medidas ao todo, funcionando como pilares para o Telemarketing Ativo. A carta enviada pelas principais operadoras do país à Anatel, no dia 08 de Abril deste ano, detalhou as ações que serão implantadas e destacou aquelas que serão o foco entre elas.

A seguir, os dois pilares que tiveram foco para implantação e já estão sendo monitorados:

  1. Não realizar ligações em horários indevidos: ofertas de produtos e serviços de telecomunicação terão horários restritos entre  9h às 21h (dias úteis) e das 10h às 16h, aos sábados. Em exceção àquelas que forem realizadas por solicitação ou com autorização dos consumidores. Aos domingos estão proibidas as ligações.
  2. Não ligar de maneira insistente: as Prestadoras poderão fazer no máximo 3 ligações por dia, sendo estas recebidas pelo mesmo terminal de acesso do consumidor do dia em questão. Há ainda uma exceção, válida para chamadas realizadas mediante autorização dos próprios consumidores e resguardadas as legislações específicas.

Além destas, temos as outras, com foco secundário:

3. Respeitar o desejo de não receber chamada
4. Compartilhamento do Cadastro
5. Receber e tratar reclamações sobre ligações abusivas
6. Cooperar para achar soluções no setor de Telecom

Quando o monitoramento teve início?

Neste ano, no dia 08 de Abril, foi encaminhada a carta com as ações em andamento e o compromisso setorial de atender em 60 dias os 2 principais pilares do código listado no tópico anterior.
Após alinhamento das expectativas entre as principais empresas de Telecomunicação do país e a Anatel com Senacon, a monitoração dos Órgãos de Defesa do Consumidor dos princípios acordados teve início no dia 08 de Junho de 2019.

Lista nacional de “Não Perturbe”:

Em meio a essas mudanças, uma coisa ficou clara: as operações de Call Center precisarão cada vez mais prezar por promover uma experiência positiva a seus clientes.

Ou seja, os consumidores não devem ser incomodados!
Por conta disso, existe agora a lista de “Não Perturbe”, onde os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing estão se cadastrando para terem ligações das empresas bloqueadas.
Os 20 países mais afetados por chamadas spam em 2018
O site foi criado após determinação da Anatel, no dia 16 de Julho de 2019, valendo para clientes das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.
Portanto, é importante destacar: a lista nacional regula apenas as chamadas de telemarketing feitas pelas empresas de telecomunicação, não se estendendo então a chamadas realizadas por empresas de outros setores.
Após a solicitação do cliente, as empresas terão um prazo de 30 dias para bloquearem ligações a ele.
Sendo assim, no caso de descumprirem a regra, poderão ser advertidas ou até mesmo penalizadas com multas de até R$50 milhões.

Saiba como fugir dos problemas:

Em meio a esse cenário de mudanças, ter um Discador de alta performance e inteligente se torna um grande diferencial e um alívio para as operações que desejam fugir de qualquer tipo de problema.

O Discador da Smart NX foi eleito o principal Discador do mercado entre os maiores varejistas nacionais, é a opção ideal para fugir de um dos grandes problemas que os Call Centers enfrentam: a fama incômoda de de serem altamente insistentes.

Nosso Discador segue regras de discagem inteligentes e ainda não força o seu discador automático!
Alguns pontos são importantes destacarmos, quanto ao controle que você terá com nosso Discador:

  • Número máximo de vezes que o telefone será discado;
  • Intervalo de tempo entre uma ligação e outra;
  • Trocar ou não de telefone em uma próxima tentativa.

E, além disso, nossa solução NX Call Center ainda está com atualizações pensadas nos pilares da autorregulamentação!

A Smart NX já está adaptada às mudanças!

Nossa solução consegue dar a você total controle sobre o número de tentativas de ligações para determinado contato por dia.

Além disso, você pode de forma prática obter o total bloqueio de chamadas para  contatos cadastrados no “Não Perturbe” e também Procon!

Limite suas ligações a 3 tentativas de discagem por dia pra cada telefone

RECEBA UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Ou seja, te entregamos um poderoso limitador de chamadas para você ficar tranquilo com sua operação!

Desta forma, nos adequamos às exigências das normas, seguindo uma filosofia importante que temos em mente: a preocupação com cliente e com o seu consumidor!

Ofereça experiências positivas ao seu consumidor!

O consumidor está cada vez mais exigente e é importantíssimo que as operações entendam isso cada vez mais. É o bem mais precioso de qualquer empresa e deve ser zelado como tal, não ser incomodado.
Com as mudanças, torna-se ainda mais importante que as empresas repensem suas estratégias e zelem por oferecer experiências positivas que reduzam as reclamações e, consequentemente, aumentem seus faturamentos!
As operações de Call Center devem se preocupar em fazer com que seu cliente sinta que suas expectativas e necessidades tenham sido resolvidas sem exageros quanto ao número de ligações, inconveniências e de forma rápida e assertiva.
Você já se adaptou às mudanças? Conte com a Smart NX para fazer seu negócio se adequar e oferecer uma experiência transformadora ao seu cliente!