fbpx

Dia do Consumidor 2020: saiba como alavancar suas vendas

O Dia do Consumidor, comemorado no 15 de março, é uma boa oportunidade para alavancar as vendas e conquistar o coração do cliente já no primeiro trimestre. Que saber como? Vem com a gente!

A primeira menção ao Dia do Consumidor é datada de 1962, quando o então presidente americano John F. Kennedy realizou um discurso sobre os direitos do consumidor no congresso norte-americano. Porém, foi apenas em 1985 que o dia 15 de março foi reconhecido como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor pela Assembleia Geral da ONU.

No Brasil, a data começou a ganhar visibilidade a partir de 2014 através de campanhas promocionais realizadas, principalmente, pelo varejo online. Hoje, mais de 35 milhões de brasileiros afirmam já conhecer a data.

Para entendermos o sucesso da data, é necessário falarmos sobre os números das últimas edições. Em 2017, segundo pesquisa realizada pelo Buscapé, a data gerou um faturamento de R$224 milhões para o e-commerce nacional. Além disso, as buscas por promoções na data cresceram 92% entre 2017 e 2018 e 20% entre 2018 e 2019.

 

Gráfico busca Google dia do consumidor

Fonte: Google Survey – Jan 2020

Os hiper e supermercados têm sido um dos principais locais de compra, representando 38% das compras nos últimos anos. Em 2020, o seguimento vem ganhando ainda mais relevância, considerando a antecipação de compras para a Páscoa que, neste ano, ocorre no início do mês de abril.

MAS COMO APROVEITAR O DIA DO CONSUMIDOR?

O primeiro passo é entender o potencial da data, sem perder de vista a sua origem e significado para o consumidor. Por isso, a primeira dica que trazemos é focar em produtos que são tendência, ou seja, oferte produtos competitivos e que realmente são de interesse público. Além disso, os descontos precisam ser incríveis, então nada de metade do dobro por aqui! O consumidor está de olho e já vem se preparando para a data, ofereça descontos realmente vantajosos para o cliente.

A divulgação é outro ponto que pede muita atenção, já que, assim como a Black Friday, o Dia do Consumidor se tornou uma data visada por todo o varejo. E lembre-se, mais que vender, valorizar a experiência do cliente é estabelecer um relacionamento a longo prazo.

COMO TRANSFORMAR O PDV EM PONTO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE?

  • Crie uma experiência personalizada: Ao contrário do que muitos lojistas imaginam, a fidelização vem do serviço e não dos produtos.
  • Pense na maneira como sua loja se comunica: Uma comunicação forte é essencial para que uma marca se torne memorável. Clientes estão mais propensos a voltar a fazer negócios quando eles se lembram do nome e das experiências que viveram na sua loja. Entretanto, a maioria dos estabelecimentos peca por não conseguir criar um bom brand awareness.
  • Desenvolva um diálogo, não só um pitch de vendas: Um pitch tradicional soa como uma maneira de “empurrar” um produto ou serviço e não corresponde à expectativa do consumidor moderno. Conversar com o cliente sobre as expectativas dele, que solução ele busca, se está aberto para conhecer alternativas e até perguntar sobre o seu dia pode fazer uma tremenda diferença.
  • Invista em tecnologia para cativar o cliente: 21% dos shoppers com experiências positivas com uma marca a recomenda aos seus amigos. Agora que você conhece esses dados, busque desenvolver uma integração tecnológica na sua loja que não está ali por estar. Escolha recursos que enriqueçam a interação dentro do estabelecimento e não aqueles que estão na moda.
  • Vá além das expectativas: Aqui é importante frisar que não estamos falando de maneiras de cobrar mais por algo que já comercializa e sim de oferecer um luxo ou comodidade para que a visita a sua loja seja lembrada.
  • Preocupe-se com o pós-venda: As dicas contidas aqui são fundamentais para o processo de fidelização. Cerca de 77% dos clientes são fiéis as marcas com que mantém relacionamentos duradouros e 61% deles se esforçam para voltar a ser clientes delas. Por isso, considere o quanto essas iniciativas trarão lucro para a sua empresa.

COMO A SMART NX TRANSFORMA O RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR

Como andam os canais de comunicação com o seu cliente? Ele consegue falar com você pelo telefone? Você tem uma ura de atendimento bem estruturada para conseguir direcionar seus atendimentos e facilitar a vida do seu cliente? A Smart NX gerencia todo o seu atendimento desde a construção da URA de atendimento até todas as informações de chamadas:

gráfico receptivo NX Call Center

Gráfico mensal de Chamadas Receptivas x Nível de Serviço gerado no NX Call Center

Gráfico de nível de serviço receptivo do NX Call Center

Gráfico de nível de serviço NX Call Center

Forneça canais digitais para que seu cliente possa interagir por todos os canais com você. Hoje, 85% dos consumidores interagem com empresas via WhatsApp, por exemplo. Você já está preparado para atender o cliente 2.0?

Nós possuímos uma equipe de consultoria comercial para te ajudar, além de um time incrível de Sucesso do Cliente para estar ao seu lado durante toda a sua trajetória, trazendo novos insights, resultados e estratégias para que você possa se atualizar a cada dia e proporcionar a melhor experiência, além de estreitar cada vez mais o seu relacionamento.

 

demonstração canais omnichannel

Demostração de comunicação omnichannel do NX Digital

Como foi possível perceber até aqui, o Dia do Consumidor representa um grande momento para o varejo devido ao seu alto potencial de vendas. Que tal começar a investir em estratégias para a data?

Conheça todas as soluções Smart NX e saiba como podemos te ajudar a otimizar suas vendas e oferecer uma experiencia imbatível a seus clientes!

Transforme o atendimento ao cliente em uma experiência incrível


2020-03-11T16:00:55-03:00março 11th, 2020|