fbpx
A influência do e-commerce em tempos de crise
Author picture

Compartilhe em suas redes sociais

O setor de e-commerce nunca foi tão essencial e valorizado como agora. Diante da crise do COVID-19, diversas empresas mudaram sua rotina expandindo seu cenário para novas possibilidades no varejo online.

Hoje, as plataformas digitais são a única opção para muitos consumidores que vivem em cidades onde a quarentena está em vigor. Diante dessa mudança, o e-commerce tem tudo para fazer diferença na vida do cliente e impactar diretamente no futuro do comércio.

A disseminação do vírus fez com que as pessoas ficassem em alerta e, desde o início das restrições de circulação, a população passou a comprar maiores volumes de mercadorias com o objetivo de sair menos de casa.  segundo estudo realizado pela Kantar, 74% dos consumidores garantem que saem da quarentena apenas para o necessário, como, por exemplo, ir a supermercados e farmácias.

As vendas de bens de consumo aumentaram mais de 100% em comparação com o mesmo semestre de 2019. Mesmo com todos os desafios operacionais resultantes da pandemia, o Carrefour aumentou suas vendas online em 40% e mais de 400% apenas no setor alimentício.

COMO TRANSFORMAR O MEU NEGÓCIO EM UM E-COMMERCE?

Nem sempre as empresas estão preparadas e possuem condições de migrarem para o e-commerce da noite para o dia, como no caso de uma pandemia. Por isso, para esses comércios indicamos a utilização de outras plataformas disponíveis atualmente.

1. Mini Plataformas

Grandes redes varejistas, como o Magazine Luíza, têm se transformado em “mini plataformas” para as lojas marcarem sua presença online. O lado positivo dessas plataformas é a facilidade do processo, basta realizar o cadastro da sua loja e configurar seus produtos no site escolhido. Ao optar por esse tipo de mercado, é preciso considerar a porcentagem de comissão a ser paga em caso de venda, porém, as chances de visibilidade de seus produtos são bem amplas e não há necessidade de investimento inicial.

 2. Marketplace

Eles já representam mais da metade da venda total do comércio eletrônico no mundo. Um marketplace é como um shopping center virtual, você cria uma conta para a sua loja e realiza todas as suas vendas diretamente por lá.  Hoje, a maior vantagem de um marketplace, como Amazon e Mercado Livre, é sem dúvida a visibilidade (média de 40 milhões de potenciais compradores/ecbr) e a confiança que passam aos consumidores.

3. WhatsApp

Outra ferramenta que pode se tornar poderosa nesse período de crise é o WhatsApp, que já é a plataforma mais utilizada pelos brasileiros. A Smart NX desenvolveu o Projeto Delivery, com o objetivo de otimizar a jornada de compras dos clientes, descomplicar a venda e oferecer uma experiência única ao seu consumidor.

Nós conectamos a sua central de atendimento ao WhatsApp através de um Agente Digital (ChatBot), automatizando todos os seus pedidos e formas de pagamento dentro do fluxo do agente. Confira abaixo como funciona na prática!

4. Redes Sociais

Uma forma rápida e prática de transformar o seu varejo em digital é investir na divulgação em redes sociais. Hoje, plataformas como Facebook e Instagram já possuem recursos específicos para vendas, servindo como vitrine e comercialização de produtos de forma simples.

ATENDIMENTO EM PRIMEIRO LUGAR

Já mencionamos anteriormente que o atendimento ao cliente deve ser umas das principais preocupações das empresas, tanto na pré quanto no pós vendas.

Em um momento de crise e restrição de contato como esse em que vivemos atualmente, o consumidor espera que o varejista torne sua experiência de compra a melhor e mais simples possível. É preciso ter em mente que precisamos ajuda-los neste momento, reduzindo o tempo de entregafacilitando seu pagamento e oferendo maior disponibilidade dos produtos.

Com o NX Digital, você integra todos os seus canais de relacionamento, realizando atendimentos   via e-mail, telefone, redes sociais, WhatsApp, chats no site e muito mais em uma única plataforma. Este é o momento de estreitar o relacionamento com o seu cliente!

Quer saber mais sobre como a Smart NX pode te ajudar a transformar o seu varejo neste momento? Clique no botão abaixo!

O que você procura?

Receba primeiro

Assine nosso boletim SNX

A dose certa de informação sobre o mercado de experiência do cliente.