Chatbot: Como usar esta ferramenta em seu negócio?
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O chatbot (ou chatterbot) surgiu como um passo a mais no serviço de atendimento ao cliente. É uma ferramenta poderosa que soluciona problemas com agilidade ao responder questões simples e complexas, descongestionando outros canais de atendimento.  Atualmente, 68% dos clientes desejam resolver suas solicitações através do autoatendimento.

Por isso, neste blog, você vai aprender como um bot funciona e como você pode aproveitar essa ferramenta em seu negócio. Confira!

Os chatbots se baseiam em dois tipos de funcionamentos, com recursos e comportamentos específicos para cada necessidade.

Regras Pré-Programadas

O bot com regras pré-programadas é um modelo mais básico e limitado, e funciona através de uma base de conteúdo criada por sua empresa.

Este tipo busca informações em bancos de dados e geralmente obedece fluxos de navegação previamente definidos.

Como funciona através de comandos específicos ou palavras-chaves, se você falar algo que o chatbot não conhece, ele não vai saber como agir.

Exemplos de uso:

  • FAQs (sigla da expressão “Frequently Asked Questions”, que pode ser traduzida por “Perguntas Mais Frequentes”).

Inteligência artificial

O bot com Inteligência Artificial é um modelo mais sofisticado. Ele incorpora as habilidades de resolução de problemas de um ser humano e pode realizar tais tarefas de forma eficiente. Muitas vezes o cliente não percebe que está sendo atendido por um robô.

Este tipo de bot trabalha com aprendizagem automática: aprende com o tempo e com outros serviços (dados). Quanto mais as pessoas usam, mais inteligente o chatbot fica.

Ele usa uma gama ampla de serviços cognitivos e tem a capacidade de aprender e entender linguagem natural, não apenas comandos.

Exemplos de uso:

  • Consultar saldo;
  • Consultar limite de crédito;
  • Acompanhar o status de um pedido ou previsão de entrega etc.

Conheça a ferramenta de AutoAtendimento da Smart NX

A Smart NX lançou recentemente uma solução de autosserviço para comunicação entre clientes e empresas: o NX Digital, que pode ser incorporado ao seu site, loja virtual, app mobile e redes sociais (WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram).

Converse com nossos especialistas e saiba mais sobre esta ferramenta desenvolvida para transformar o relacionamento da sua empresa com os clientes.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?