Como gerar leads pelo WhatsApp?
como gerar leads whatsapp
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Converter um usuário em uma oportunidade de negócio, com o seu produto ou serviço pode parecer quase que impossível, principalmente nos dias atuais. Entretanto, algumas técnicas de marketing e vendas digital podem ser uma grande aliada sua para atrair mais leads para sua jornada de compra.

O lead, de maneira simplória, é aquela pessoa que já ouviu falar do seu produto, e busca saber mais sobre. Ou seja, o lead é “aquele contatinho” que está te dando “bola”.  Em uma visão mais técnica, eles são seus potenciais clientes.

Para que você gere muitos leads são necessárias estratégias de inbound marketing que tem como função captar a atenção dos usuários de internet para aquilo que você está tentando transmitir. Essas estratégias estão contidas no marketing digital. Fazendo uma analogia, o marketing digital seria aquela pessoa que se veste de palhaço e fica na frente da loja anunciado os preços e promoções na busca de convencer os passageiros que aquela loja é a melhor de todas.

Logo, é preciso muito “jogo de cintura” para ser inovador e atrativo sem apelar demais. Mas como gerar leads qualificados pelo whatsapp? Será que o marketing digital e equipes de vendas já abarcaram nesse canal? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. Então, acompanhe a gente!

Whatsapp para o ramo de vendas

Foi-se o tempo em que a venda acontecia apenas em lojas físicas e landing pages. Atualmente, é visível a quantidade de plataformas online especializadas em vendas. Entretanto, é válido ressaltar que dentre as redes sociais há sempre um queridinho.

O queridinho da vez é o Whatsapp, o aplicativo mais instalando no Brasil, e estando presente nos smartphones de 99% dos brasileiros. Mas o favoritismo não seria para menos já que o app é tido como o mais seguro, fácil de usar, e contém tudo que é necessário atualmente: formas de pagamento, venda e conversa.

Por isso, a plataforma é uma ótima forma para as empresas atuarem e se aproximarem do público, e gerarem leads para o time de vendas

Além disso, já imaginando esse cenário, o Whatsapp investiu em melhorias em seu app, e criou uma versão da plataforma para empresas. Logo, fica fácil para o usuário reconhecer quem é empresa, e ficou mais rápido e acessível o processo de venda.

Como faço para gerar leads via Whatsapp?

O processo de compra para se tornar clientes não ocorre rapidamente. É necessário um percurso que conduza o cliente a compra. É nessa condução que atuam as estratégias de marketing digital.

É nesse sentido que se torna indispensável planejar bem o seu marketing, principalmente relacionado a comunicação, relacionamento com o cliente e criação de conteúdo, pois é por meio dessa tríade que o seu lead será gerado. 

Por isso, a seguir trouxemos algumas estratégias de marketing digital para você angariar mais leads pelo WhatsApp.

Integre o Whatsapp a um CRM

Um dos pontos chave para geração de leads é a organização. Sem ela o seu negócio está fadado ao fracasso. Por isso, nesse primeiro passo para atrair o seu público, construa um planejamento sólido, e uma boa gestão.

Para fazer isso via Whatsapp, você pode automatizar o banco de dados da sua empresa por meio de um CRM, que nada mais é que um Customer Relationship Managemente, ou Gestão de Relacionamento com Cliente.

A partir do CRM você pode ter acesso aos dados referentes a: 

  • Gestão de informações de interação
  • Gerenciamento de conteúdo 
  • Geração de relatórios de atividades
  • Fechamento de negócios etc.

Por meio dessas informações, você saberá como está sendo a sua interação com o público, e, por meio disso, investir em um marketing digital que seja a cara do seu negócio.

Espalhe o seu trabalho

Além de uma boa gestão, a publicidade em torno da sua empresa é essencial para que mais pessoas conheçam o seu trabalho e compartilhe a sua ideia. Dentro desse contexto, e levando em conta que o seu objetivo é conseguir leads através do Whatsapp, há uma forma rápida e fácil de fazer a publicidade do seu trabalho sem gastar muito tempo.

Estamos falando dos canais de mensagem. Esses canais são uma espécie de “grupo da família”. Aqui você poderá manter um contato mais rápido com várias pessoas que estão interessadas no seu produto. 

A partir desse espaço, você poderá tirar dúvidas e deixar as respostas para mais pessoas terem acesso, poderá também:

  • Enviar cupons de desconto
  • Compartilhar conteúdo
  • Compartilhar o calendário com promoções para datas especiais
  • Indicar outros produtos
  • Avisar sobre novos serviços e produtos

Mas fique atento! Não vá encher o seu cliente como muita informação. O excesso de informação pode gerar confusão, por isso, seja moderado.

Deixe que o público chegue a você

Uma das grandes reclamações do público antes da pandemia era a dificuldade de encontrar o contato correto da empresa. Com o advento da tecnologia as coisas ficaram mais fáceis.

Uma das novidades do momento é o click to chat, que nada mais é que um link disponibilizado na página da loja, que permite que o cliente entre em contato com você, via Whatsapp. Sendo assim, nem você e nem o cliente precisam ter seus números salvos para iniciar uma conversa.

Além da possibilidade de criar um link que redirecione para uma conversa no Whatsapp, você também tem a possibilidade de redirecionar o seu cliente para uma chamada de voz também pelo aplicativo.

Esses processos são uma ótima forma de deixar que o seu lead venha até você e tire suas dúvidas.

Use um bot de WhatsApp para ganhar escala

Chatbot são cada vez mais comuns e essenciais para a transformação na geração de leads para no WhatsApp. Existem diversas ferramentas no mercado que possibilitam o seu lead a fazer operações das mais simples às mais complexas: como:

  • Aquisição de Cartões Bandeirados ou Private Label.
  • Compra produtos em lojas online, como a Vtex.
  • Negociação de dívida ativa.
  • Realizar assinaturas de recorrência.

E muitos outras possibilidades, só dependerá de sua criatividade para construir o bot no canal queridinho da população.

As vantagens de gerar lead pelo Whatsapp

Utilizar o Whatsapp para atrair leads e trabalhar a comunicação da sua loja traz inúmeros benefícios. Dentre eles temos: 

  • Atendimento rápido e personalizado para cada cliente
  • Redução de custos de marketing 
  • Automatização de conteúdos
  • E acompanhamento das suas métricas

Conclusão

As redes sociais estão dominando o cenário atual, principalmente quando o assunto são vendas. Por isso, o WhatsApp se tornou uma das maiores plataformas de comunicação das empresas, e a principal rede social responsável por angariar leads. Para tanto, invista em uma boa gestão e  em um marketing digital para a sua empresa.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?