Mês da Tecnologia | História do Business Intelligence (BI)
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nesse Mês da Tecnologia vamos contar as histórias das soluções oferecidas pela Smart NX, e vamos começar com o Business Intelligence, a ferramenta de análise de desempenho que tem avançado cada vez mais!

A História do BI

O BI não é tão recente quanto se pensa, apesar de não haver uma data ou ano exato para seu “nascimento”. No entanto como conceito ele existe há milênios e era já usado por fenícios, egípcios e persas, por exemplo. Como isso é possível? Eles analisavam as possibilidades a partir de informações fornecidas pela natureza, como comportamento do mar, as chuvas, as secas, tudo isso era observado no momento de decidir o que era melhor para os povos.

Uma citação histórica do conceito ocorreu no livro de Sun Tzu, A Arte da Guerra, lançado em 513 a.C., que fala sobre a importância de se obter conhecimento sobre seus pontos fracos e fortes para vencer uma guerra, e que sem esse conhecimento vem a derrota.

Criação do termo

O termo “Business Intelligence”, criado em 1865 por Richard Millar Devens em “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”, foi usado para descrever como um bancário lucrou baseado em informações recuperadas do ambiente antes da concorrência, que é o funcionamento real do BI.

(R)Evolução

Apesar das grandes mudanças, o conceito continua o mesmo, e com a Revolução Industrial, a alta do capitalismo e a tecnologia, foi necessário que o mundo se organizasse e analisasse a situação para que os recursos se adaptassem a maiores produções com mais agilidade e qualidade.


Smart Nx | História do Business Intelligence (BI)

Anos 70

Nos anos 70 tudo começou a mudar devido aos avanços da tecnologia e o surgimento de formas de armazenamento, como DASD (Direct Access Storage Device) e SGBD (Sistema Gerenciador de Dados).

Anos 80

Apenas na década de 80 o termo “Business Intelligence” passou a ser utilizado para se referir à inteligência do processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados. Nessa época também houve uma grande evolução nas linguagens de programação.

Anos 90

Em 90 as grandes empresas contavam tão somente com centros de informações e de processamento de dados, que por mais que tivessem informações armazenadas, a disponibilidade das mesmas era pouca. Foi então que a tecnologia da informação evoluiu a ponto de se criarem softwares que forneciam informações mais precisas, com isso surgiu entre 1992 e 1993 o Data Warehouse, um dos principais componentes do BI.

Em 1996 o BI se disseminou como processo do Sistema da Informação Executiva, que foi criado pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachussets) no final dos anos 70. No entanto era de manuseio complexo e difícil acesso.

 

Anos 2000

Mais conhecido com a era da democracia da informação, o BI estava em um ambiente de múltiplas aplicações e seu maior desafio era possuir uma única versão da verdade. Altamente flexível e de extrema eficiência, com aumento da responsabilidade, transparência e alto número de decisões, ele se preparava para o aprimoramento e a era da tecnologia avançada.

 

Atualmente

Nos dias de hoje o Business Intelligence passou a ser uma ferramenta integrada a outras diversas e está disponibilizado para um maior número de pessoas. Além disso dá resultados online, com gráficos, cria e formula paneis analíticos, ou da forma em que o usuário preferir.

 

Gostou de conhecer melhor a história do Business Intelligence?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber nosso conteúdo em primeira mão.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?