História do CRM
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O CRM é uma das maiores ferramentas de banco de dados e fidelização de clientes que tem inovado cada vez mais. Você sabe qual é a história do CRM?

O Costumer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, enquanto conceito, visa melhorar o a relação com o consumidor, entendendo e antecipando suas necessidades. Para colocar essa ideia em prática existe o software.

Apesar de ser muito utilizado atualmente, poucos sabem de onde surgiu e conhecem a história do CRM.

Pré-Marketing e século XIX

O conceito de CRM existe desde a pré-história do marketing, na época em que os mercadores viajantes conheciam as preferências de seus clientes e faziam as entregas corretamente com a intenção de satisfazê-los e mantê-los comprando suas mercadorias.

Depois disso vieram os donos de vendas que, com o aumento da clientela, começaram a anotar os dados e históricos de compras dos consumidores, que continua seguindo o conceito de gestão. No século XIX, empresas como Sears distribuíam seus catálogos em ferrovias recém-inauguradas e cadastravam possíveis compradores com fichas estruturado com RFV (Recência, Frequência e Valor) para realizarem suas vendas.

Anos 80

Como tecnologia, o sistema CRM foi criado nos anos 80 com foco em enviar questionários às pessoas a fim de coletar, analisar e interpretar os dados, ou seja, fazer o Big Data de possíveis clientes e outros já existentes. Nessa época o software era chamado de “banco de dados de marketing”.

Anos 90

Nos anos 90 todos começaram a realmente utilizar o sistema e virou tendência as empresas de cartão de crédito ou viagens, por exemplo, usarem a tecnologia para presentear seus consumidores com pontos e milhas de recompensa. O objetivo dessa campanha era justamente atrair novos clientes e manter os já fidelizados.

Anos 2000

Mas foi a partir dos anos 2000 que o software CRM começou a evoluir e se tornou imprescindível. Surgiram nesse período sistemas mais simples, acessíveis, ágeis e, na maioria das vezes, personalizáveis. Com isso o CRM disparou no mercado, no entanto, apesar de acessível em funcionamento, era caro e nem todos podiam obtê-lo.

Atualmente

Nos dias de hoje o CRM está acessível em todos os sentidos, evoluiu em seu dinamismo, e empresas de setores como tecnológico, financeiro e de telecomunicações, em todos os tamanhos, podem possuí-lo. Além disso está muito mais fácil de ser implantado, o que levava semanas ou meses, hoje já leva dias ou horas, e é possível configurar o fluxo de atendimento com vinculação às áreas internas e fazer acompanhamento pelo SLA (Service Level Agreement).

A história do CRM mostra as evoluções desse sistema tão conhecido e importante para as empresas, e a Smart NX procura sempre acompanhar esses avanços em nossa solução.

Não deixe de ler também nosso Guia sobre Indicadores de Call Center abaixo:

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?