Fechar vídeo

Blog

13/09/2019 Atendimento ao ClienteAtendimento OnlineWhatsApp Business

WhatsApp e a transformação do atendimento ao consumidor

O WhatsApp chegou no topo entre os aplicativos de mensagens instantâneas. Saiba como utilizá-lo para promover uma experiência única ao seu consumidor.

Já faz um tempinho que o WhatsApp assumiu a liderança no ranking de aplicativos mais utilizados no mundo, seja em celulares Android ou iPhone (iOS).
Além disso, a plataforma ganhou também destaque entre os aplicativos de mensagens instantâneas, se tornando um canal imprescindível para as empresas que desejam ofertar a seus clientes uma experiência prática, rápida e acessível a seus clientes.

Presente no contexto de vida de quase todos nós, estando presente em 98,1% dos smartphones no Brasil, o aplicativo assumiu o papel de facilitar o contato entre clientes e empresas.

Esse amplo domínio no mercado de mensagens instantâneas acabou despertando o interesse de empresas dos mais diversos portes, que viram na ferramenta a oportunidade de um relacionamento mais rápido, eficiente e de amplo alcance com seus clientes.

Sua empresa já adotou o WhatsApp para revolucionar o atendimento ao cliente? Nós separamos dicas importantíssimas sobre a utilização da ferramenta e também algumas formas de usá-la da melhor forma.

Vamos lá? Boa leitura:

Dados sobre utilização

Antes de começarmos a falar de algumas formas que as empresas vêm utilizando o WhatsApp, vamos aos dados de utilização do aplicativo.

Confira alguns dados de utilização:

O WhatsApp para revolucionar o atendimento ao cliente

Incrível, não é? Um outro ponto importante que precisamos salientar: os usuários do WhatsApp são extremamente dedicados à plataforma.

Em estudo realizado pela Morning Consult, cerca de 80% das empresas de pequeno porte que usam a ferramenta afirmam que sua utilização ajudou na comunicação com seus clientes e geração de Leads / Vendas naturalmente.

Pare pra pensar: oferecer aos seus clientes a chance de se comunicar na maior plataforma, de forma rápida e prática e ainda receber as informações de seu produto/serviço, é um grande diferencial, não é mesmo?

Sobre o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é versão para médias e grandes empresas do WhatsApp e acabou de completar 1 ano agora em Agosto.

A plataforma possibilita conversas automatizadas com seus clientes e isso dá às empresas a solução para os problemas de escalabilidade na comunicação.

Com isso, podemos resumir que a grande revolução do WhatsApp Business consiste na possibilidade de automatizar o retorno aos clientes por meio de um ChatBot.
Ele entrega a tão desejada automação de conversas, o que irá proporcionar um atendimento rápido, eficiente e diferenciado ao consumidor.
As empresas que adotaram essa plataforma estão obtendo:

  • Entrega de serviços de forma escalável;
  • Atendimento rápido e de qualidade;
  • Melhoria na satisfação do Cliente e maior fidelização, consequentemente.
  • Possibilidade de Atendimento Híbrido, entre humanos e bots para melhorar a experiência do cliente.

Mas, como era antes do WhatsApp Business API?

Antes, algumas empresas compravam um chip e utilizavam em um smartphone corporativo, deixando-o nas mãos de um colaborador responsável pelos retornos.
Isso funcionava perfeitamente para pequenos negócios, porém o formato não funcionava para empresas que possuem um alto volume de mensagens, gerando até mesmo a insatisfação de clientes pela demora no retorno.

Sobre o WhatsApp Enterprise

Além do WhatsApp Business, tivemos também o lançamento do WhatsApp Enterprise.

Esta versão permite, por meio de uma API (interface de programação de aplicação) oficial do próprio WhatsApp,  que grandes empresas possam criar um canal de comunicação com clientes no aplicativo e realizem atividades específicas.

Um dos pontos que podemos destacar está na possibilidade de utilização de um atalho ou botão de conversão em seu site, que levará diretamente para a plataforma.

É importante frisar que o  WhatsApp garante a segurança das trocas de mensagens com criptografia ponta a ponta, ou seja, apenas quem escreve a mensagem e que a recebe podem ter acesso ao que está contido nela.

Cobrança pelo WhatsApp

Muitas empresas estão adotando o WhatsApp como um dos Canais para efetuar Cobranças aos clientes inadimplentes.

A forma de cobrança é mediada por um ChatBot, o que torna possível diversos atendimentos simultâneos e ainda dá a você economia com ligações telefônicas.
Além disso, os operadores têm sua produtividade otimizada, tendo maior tempo para análise dos diversos casos de inadimplência e podendo prestar um atendimento mais assertivo e personalizado.
Para clientes inadimplentes, o WhatsApp ainda facilita a vida do consumidor, oferecendo diversas possibilidades de forma prática:

  • Envio de 2ª via de boleto;
  • Negociação;
  • Bloqueio de Cartão;
  • Saldo disponível;
  • Acompanhamento do acordo de cobrança;
  • Reativação do cliente inadimplente.

Podemos dar como exemplo o Cartão DB, parceiro da Smart NX que, em que o Agente Virtual Yan auxilia diariamente diversos clientes a resolverem suas pendências:

Não precisa ficar receoso juridicamente ao realizar este tipo de cobrança. A cobrança pelo WhatsApp é autorizada por lei desde 2013, desde que a empresa não exponha ou constranja o devedor por meio de qualquer comunicação abusiva.

Vendas pelo WhatsApp

Falamos anteriormente que o WhatsApp se tornou um dos meios de comunicação mais rápidos e com melhores taxas de resposta.

Por isso, para você que almeja trabalhar o canal para vendas, é importantíssimo estar disponível para responder em tempo a demanda apresentada.
É importante, antes de iniciar as vendas pela plataforma, ter um funil de vendas bem definido e após isso elaborar a melhor forma de abordagem seja apenas por um Bot ou realizando o atendimento híbrido entre um Bot e um humano.

As estratégias de geração de leads e conversão de vendas via WhatsApp se baseia na utilização da ferramenta para comunicar ofertas comerciais, fornecer suporte, compartilhar conteúdo valioso e assim por diante. A ideia central por trás do conceito é abordar os clientes em potencial em um ambiente onde eles se sintam confortáveis e sob controle.

Mas, por que utilizar a plataforma para gerar Leads / Vendas? Vamos aos argumentos:

  1. O WhatsApp possui 1,5 bilhão de usuários ativos mensais e 1 bilhão de usuários ativos diariamente. Podemos resumir em uma frase “Esteja onde seu consumidor está!”.
  2. A Plataforma conta com usuários altamente ativos todos os dias, enviando bilhões de mensagens.
  3. Usuários do WhatsApp gostam de se envolver com chatbots de empresas, pois tiram rapidamente suas dúvidas e isso gera uma experiência diferenciada de atendimento.
  4. A base de usuários é muito receptiva às novas tecnologias.

O WhatsApp surgiu como uma importante ferramenta de geração de leads e vendas.

Atualmente, uma dica valiosa para a utilização com o intuito de Vendas e Ofertas está na combinação entre os ChatBots e Humanos, promovendo um atendimento Híbrido.

A estratégia consiste na utilização de notificações automatizadas de bots seguida de um bate-papo com o operador logo após para dúvidas mais específicas e que exijam maior detalhamento.
Os ChatsBots entrariam fazendo a oferta inicial, tirariam as principais dúvidas e prestariam um atendimento imediato. Tudo isso como forma de se automatizar as interações mais comuns .
Outro ponto interessante consiste na situação em que um cliente abandona o bate-papo. Com a plataforma, você poderá enviá-lo uma mensagem a qualquer momento e trazê-lo de volta gastando muito menos do que em campanhas de Remarketing, por exemplo.

Ou seja: revolução no atendimento ao cliente!

Não da pra negar, o fato é que em mercados cada vez mais concorridos, estar nos principais canais de atendimento se tornou algo importantíssimo!

A plataforma oferece muitas possibilidades e você ainda pode utilizá-la mesclando com o uso de um ChatBot: respostas rápidas a seu cliente e um atendimento que com certeza o deixará extremamente satisfeito.

Outro ponto importante está na economia, já que utilizando Agentes Virtuais para o atendimento por lá, você economiza na contratação de Humanos e otimiza o tempo dos que estão já trabalhando com você.

Tornar os caminhos entre empresas e consumidores mais curtos é a fórmula principal para se transformar digitalmente e o WhatsApp é hoje o principal atalho meio para isso.

Esteja nos principais canais de atendimento com a Smart NX:

consumidor atual compartilha, cria, sugere, pesquisa e tem sua voz cada vez mais ativa por meio da grande abertura que o meio digital dá a eles.
Juntamente disso, é cada vez mais comum ver a cada ano o tempo médio online de uma pessoa só aumentar.
Como temos sempre o surgimento de novas mensagerias e canais de relacionamento, pensamos em dar um grande impulso em nosso NX Digital: transformamos 100% a plataforma para que seja mais ágil, promovemos diversas integrações com canais conhecidos mundialmente e tornamos ela muito mais prática e usual.

Não deixe de se cadastrar no botão abaixo, nossa equipe Comercial entrará em contato com você o quanto antes:
Encontre o Contato Certo por meio de Robôs de Automação

Comente usando o Facebook

comentários

Voltar ao topo

COMPARTILHE:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:    Receba nossos posts por email