fbpx

WhatsApp Pay: saiba como investir no seu e-commerce pelo aplicativo

whatsapp-pay
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

Não é novidade que o WhatsApp Pay já é assunto entre os varejistas. Apesar do Banco Central já ter autorizado a funcionalidade há algum tempo, esse novo recurso ainda estava em fase de testes. Na última quarta-feira (23), o aplicativo disponibilizou a ferramenta para todos os usuários, enfim, realizarem suas transações financeiras pelo app.

Você sabe o que é o WhatsApp Pay?

Com o intuito de facilitar as transações no e-commerce, o WhatsApp Pay é um recurso que permite transferências bancárias pelo próprio aplicativo do WhatsApp.

Ou seja, lojas comerciais que desejam oferecer mais facilidade para os seus clientes, já podem utilizar a funcionalidade.

Além disso, o recurso já está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Qual a diferença entre o WhatsApp Pay e as formas de pagamento tradicionais?

O pagamento no WhatsApp é um diferencial. Apesar de existir hoje muita opção de pagamentos distintos, como o Pix, (o queridinho do momento) transferências bancárias e até mesmo o uso de cartões de crédito/débito e boleto bancário, esse recurso é mais prático nas transações financeiras entre empresas e consumidores. 

Portanto, para empresas que já estão consolidadas no aplicativo do WhatsApp, utilizar a nova ferramenta do WhatsApp Pay é uma forma de facilitar o pagamento para os seus clientes e centralizar todas as informações sobre extratos e transações financeiras realizadas pelos clientes numa única plataforma.

Sendo assim, o WhatsApp Pay chegou com o intuito de facilitar essa operação. O que é de muita utilidade para marcas e empresas.

Por isso, vale ressaltar que para efetuar pagamentos via WhatsApp, apenas cartões de débito serão aceitos para realizar a operação. 

No entanto, ao adicionar o cartão de débito no aplicativo, você não terá que inserir novamente em uma próxima transação, pois ele já estará salvo como forma de pagamento.

O WhatsApp Pay é gratuito?

Para pessoas físicas, esse serviço é gratuito. Contudo, para empresas que utilizam o WhatsApp Business há uma taxa fixa de 3,99% ao usar o WhatsApp Pay.

Apesar do WhatsApp não cobrar nenhum valor além dessa taxa fixa para empresas, os bancos podem fazer isso, por isso é essencial ficar atento se haverá algum encargo extra.

No entanto, apesar de toda a movimentação em torno dessa novidade, algumas pessoas ainda se sentem vulneráveis em relação à segurança dessa nova funcionalidade.

Porém, os termos de uso e a política de privacidade do WhatsApp afirmam total confiabilidade nas transações, além dos tokens de segurança como a senha de 6 dígitos ou o reconhecimento por biometria facial, por exemplo.

Ou seja, esse é sim um recurso confiável e visa apenas o benefício para ambas as partes na praticidade do processo de pagamento.

Entretanto, o Facebook deixou claro que esse recurso irá funcionar com algumas limitações:

  • Cada usuário poderá enviar até R$1.000 por transação;

  • Cada usuário poderá receber até 20 transações por dia;

  • O limite de transações mensal é de R$5.000

Portanto, se o usuário atingir o limite mensal, não será mais possível enviar nem receber pagamentos dentro daquele mês.

whatsapp-pa

Quais as vantagens do WhatsApp Pay para o meu e-commerce?

É essencial salientar que o novo recurso, além de permitir enviar e receber dinheiro, pode ser muito vantajoso para quem possui um e-commerce.

Isso porque a integração desses novos recursos com o WhatsApp Business automatizado, permite que a sua empresa possa se conectar com os seus consumidores de forma integrada e totalmente automatizada.

Portanto, para simplificar ainda mais as operações dentro do aplicativo, a Smart NX criou uma solução que oferece três tipos de jornada para o seu consumidor.

O NX Whats 360 já está disponível para tornar as operações do seu negócio ainda mais completas juntamente com o WhatsApp Pay.

As principais vantagens em aderir a essa solução são: aquisição de cartão, carrinho de compras e campanhas de oferta.

Logo, esses 3 pilares prometem levar o seu e-commerce a um nível ainda maior, ao construir uma jornada de atendimento completa e automatizada! E o melhor de tudo: estar onde o seu cliente está!

Já pensou em oferecer uma experiência multicanal e inovadora ao seu consumidor? Então preencha agora mesmo o nosso formulário para agendar uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.LogoNo 

Receba demonstração Sou cliente