A importância de um CRM para pequenas empresas

PorMarketing Atualizado em 3 de março de 2016

Atender bem o cliente não é um objetivo somente das grandes empresas. Pelo contrário, empresas pequenas possuem retorno financeiro mais enxuto e, portanto, precisam de um esforço maior para conquistar, fidelizar e satisfazer seus clientes. Sempre que perdem um cliente, as pequenas empresas costumam “sentir” algum déficit, já uma multinacional, talvez nem repare o problema. Para dar conta dessa demanda, a aquisição de um sistema CRM pode ser um ótimo investimento. Vamos saber por quê?

O que é um CRM?

O Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com Clientes, em português, é um sistema que permite às empresas otimizar o relacionamento com seus clientes. Isto porque o software retém e organiza as principais informações e dados sobre eles na relação com a empresa.

No sistema estarão registrados dados como: quando o cliente faz aniversário? O que ele mais consome na empresa? Quantas vezes e em que períodos costuma visitar o estabelecimento? Ao obter essas informações, a apresentação de oferta para os clientes será mais eficiente. O empresário saberá o momento mais oportuno de oferecer um produto ou serviço.

Como funciona o CRM?

O CRM registra todas as informações sobre o cliente, portanto, permitirá ao empresário saber quais relações estão fortalecidas e devem ser mantidas no bom padrão e também quais precisam ser melhor trabalhadas a fim de que esses clientes não se afastem por alguma insatisfação ou mal atendimento. Um cliente insatisfeito fará uma péssima propaganda de seu negócio, comprometendo os mais altos investimentos em marketing.

Solicite uma Demonstração CRM + Call Center

Pode parecer que não, mas clientes insatisfeitos também podem alavancar o sucesso de um negócio, afinal, eles estão dispostos a dizer o que não está funcionando bem, permitindo que a empresa faça correções e implemente mudanças. Todas as etapas serão registradas: captação, negociação, venda e pós-venda. Assim, a empresa possuirá informação para aperfeiçoar as etapas que precisar e julgar necessário.

Qual a importância de um sistema CRM?

Em geral, pequenos empresários conseguem ser mais próximos de seus clientes do que os donos das multinacionais, isso porque muitas vezes eles têm contato direto seus clientes, ou são vizinhos de bairro. ​Nesse casos, o sistema CRM servirá para organizar a relação, otimizar o fluxo de informações sobre cada cliente e garantir ainda mais personalização no atendimento. Às vezes, um simples gesto, como um feliz aniversário, pode fazer o cliente se sentir especial.

CRM é, portanto, uma estratégia, que vai auxiliar o empresário a expandir seu negócio no médio e no longo prazo por meio de uma relação mais próxima com seus clientes. Além de saber quais os hábitos deles, o empreendedor deverá aproveitar essas informações e buscar sempre satisfazer seu público.

Essa filosofia precisa ser incorporada em toda a empresa e, com isso, ela será capaz de atrair novos clientes, isso porque empresa que atende bem está sempre na boca de seus clientes. Outro benefício de um sistema CRM é evitar o afastamento dos clientes mais fiéis e a diminuição de investimentos excessivos em marketing.

Já implementou o sistema CRM na sua empresa?

crm+callcenter