Bots no Instagram: Facebook libera API de respostas automatizadas

PorRafaela Dornellas Atualizado em 23 de outubro de 2020

Nesta semana, o Facebook anunciou a disponibilização de uma API do Messenger, que irá dar suporte a bots e demais funções de respostas automáticas no Instagram. A atualização irá permitir que empresas utilizem chatbots para conversarem com seus clientes através de mensagens diretas no aplicativo.

A utilização de bots não é nenhuma novidade para os canais de mensageria do Facebook, que já os utiliza no Messenger desde 2016, enquanto o WhatsApp passou a adotá-los em 2018. Porém, a integração com o Instagram veio para suprir uma grande necessidade do mercado varejista na plataforma.

Afinal, muitas marcas já estão presentes na Rede Social. Porém, até o momento, não havia a possibilidade de oferecer um atendimento automatizado a seus clientes, o que dificultava a operação de atendimento de um grande número de pessoas simultaneamente. A partir da atualização, as marcas poderão também utilizar o Instagram para conduzir seus negócios, como exemplo das grandes varejistas online.

Inclusive, a novidade promete aproximar ainda mais o varejista de seus consumidores. Hoje, o Instagram já ultrapassou a marca de um bilhão de usuários e, segundo  o  Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil, está instalado em 81% dos smartphones brasileiros.

Ainda segundo a pesquisa,62% dos usuários utilizam o recurso de Direct Messages, dos quais 72% afirmam já ter conversado com marcas.

Integração com CRM

As novidades não param por aí, ao integrar a API do Messenger para negócios, o Instagram passa a permitir também o uso conjunto de ferramentas de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, como o NX Digital e NX Helpdesk, facilitando o fluxo de trabalho da operação do SAC.

Por enquanto, a API está em fase beta e é testada apenas por marcas convidadas, como Adidas, Magazine Luiza, Sephora e H&M. Porém, não é de hoje que chamamos atenção para as vantagens da utilização de bots em sua operação de atendimento e, no Instagram não será diferente. Então que tal conversar com um de nossos especialistas e descobrir as melhores práticas para decolar o seu negócio no mundo digital?