Investir em comunicação interna no call center realmente dá resultado?
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Dentro de um call center, um bom fluxo de informação é essencial. É preciso que todos os setores da empresa tenham conhecimento das coisas que estão acontecendo dentro de outros departamentos.

Entretanto, muitos gestores se perguntam: investir em comunicação no call center realmente dá resultado?

Nesse post vamos falar da importância de desenvolver uma boa comunicação interna no call center!

 

Afinal, o que é comunicação interna?

Como dissemos anteriormente, a comunicação dentro das empresas é essencial para manter o fluxo de informações ativo. Como o suporte vai poder ajudar um cliente que ele nem conhece? Da mesma forma, como a equipe de televendas vai poder falar de um produto que mal sabe dizer quais são as vantagens?

A comunicação interna é o nome que damos a essa conversa entre setores, equipes ou até mesmo entre funcionários, sobre assuntos relacionados à empresa e ao repasse de informações.

Uma pesquisa recente realizada pela Social Base, constatou que em 49% das empresas a comunicação é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos, sendo que dessas, 55% têm a comunicação pouco valorizada dentro da empresa.

Muitos problemas grandes em gestão, motivação, engajamento tem suas raízes na má comunicação interna.

As vantagens de uma boa comunicação interna

Processos mais ágeis e internalizados

Nem todos os colaboradores assimilam os processos da empresa de maneira rápida e livre de ruídos. É bem provável que a quebra de procedimentos ou até mesmo a lentidão para realização de alguns deles seja o simples fato de que não têm informação suficiente para executá-los ou não acessam essa informação rapidamente.

Com a comunicação interna bem estruturada, é muito mais fácil tirar dúvidas e corrigir erros antes que eles tomem grandes proporções.

Facilita o contato e o feedback

No ambiente de trabalho é preciso ter a facilidade de entrar em contato com qualquer pessoa, tanto para transmitir informações quanto para dar e receber feedbacks.

Favorecer uma boa comunicação no call center tem grandes impactos também na integração das equipes. Quando as pessoas podem conversar melhor, passam a trabalhar de maneira mais assertiva em conjunto.

Outro ponto essencial é a questão do feedback. Investir em comunicação interna é oferecer meios para que os feedbacks informais ocorram com mais frequência, estimula o diálogo construtivo e permite que as pessoas sejam ouvidas de uma forma mais igualitária.

O feedback é essencial para o desenvolvimento de qualquer profissional ou empresa e pensar em maneiras de melhorá-lo ou torná-lo mais presente na dia a dia da sua organização com certeza trará bons resultados.

Melhora a satisfação e o clima da empresa

Sentir-se parte de uma organização é com certeza um dos principais pontos de impacto na satisfação dos funcionários. Permitir que eles deem sugestões e feedbacks a respeito do trabalho ou mesmo das ações que a empresa tem realizando dá mais domínio sobre que está sendo feito e torna os funcionários mais engajados.

Funcionários engajados, uma boa cultura de feedback e um fluxo de informações bem feito são essenciais para evitar ruídos e contribuem fortemente para o clima organizacional da empresa.

Como conseguir uma boa comunicação interna no call center?

Sabendo dos benefícios e da importância de uma boa comunicação interna no call center, sua dúvida agora deve ser: “como colocar isso em prática?”.

Algumas ferramentas simples podem ajudar você nesse processo e tornar a comunicação muito melhor.

Software de gestão

Um bom software de gestão é fundamental para a comunicação entre os líderes e suas equipes.

Apresentar metas, oferecer relatórios e canais de suporte durante a chamada são ótimas opções para fundamentar os feedbacks. Além disso, o supervisor consegue ver o desempenho de sua equipe de maneira muito mais clara e assertiva.

CRM

O CRM é a plataforma ideal para registrar todas as informações sobre os clientes do call center.

A integração entre essa plataforma e as demais, potencializa o banco de dados da empresa e fornece informações valiosas para bom atendimento ao cliente, suporte ou até mesmo cobrança. Com as informações concentradas em um só lugar fica fácil entender o que está acontecendo e tomar as melhores providências.

Central de telefonia IP

Uma central IP permite a utilização de um número identificador dentro da empresa para cada funcionário (ramal). Dessa forma, ao necessitar falar com alguém dentro da empresa, basta que seu funcionário disque o número do ramal correspondente e isso sem custo por se tratar de uma telefonia IP, isso tanto internamente quanto entre filiais.

Isso potencializa a comunicação interna no call center, tornando mais fácil a comunicação entre os funcionários e sem aumento de custos, além dos benefícios gerados também para o atendimento de clientes: repasse de ligações, gestão de filas, chamadas gravadas e ainda o sistema inteligente que traça a rota com o menor custo para efetuar a ligação.

E-mails

O e-mail é outra ferramenta muito efetiva para ajudar nessa comunicação. Apesar de simples as funcionalidade de um e-mail corporativo podem ajudar na hora de transferir documentos e até mesmo de documentar conversas.É importante que o e-mail seja corporativo, específico para empresas e possua as devidas especificações para cada funcionário.

De uma maneira geral, é preciso analisar também, juntamente com a sua equipe quais as principais dificuldades de comunicação dentro da sua empresa. Só assim é possível traçar planos de ação efetivos. Murais e informativos internos também podem ser grandes diferenciais.

Como é a comunicação dentro da sua empresa? Seu call center tem um bom fluxo de informações? Deixe aqui nos comentários um pouco da sua experiência ou dúvidas!

Inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdos especializados como este.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?