Como o discador preditivo vai transformar a sua operação?
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Quando pensamos na rotina da operação de um call center, um dos principais problemas que prejudica diretamente os resultados, é a perda de tempo dos agentes com chamadas ocupadas ou não atendidas. Para otimizar o fluxo de trabalho da operação e aumentar a produtividade, um das soluções mais adotadas é o discador preditivo.

O discador preditivo é uma das formas de discagem automática cada vez mais comum em call centers. Esse sistema automatizado ajuda a tornar um serviço normalmente difícil de ser avaliado e ajustado, mais eficaz. Sem contar que também fornece instrumentos para que você repense as estratégias do atendimento telefônico da sua empresa.

No artigo de hoje, você vai conhecer melhor o discador preditivo, entender o seu funcionamento e a sua importância para os resultados da operação. Continue acompanhando!

Como o discador preditivo funciona?

Como o próprio nome indica, o discador “prevê” as informações.  Ele  automatiza a discagem para outro telefone, enquanto o operador conversa com o cliente. O tempo para fazer a discagem é calculado por um software que com base nos indicadores do ser PABX, considera todas as variáveis do serviço: tempo médio de duração das chamadas, quantidade de agentes disponíveis, dentre outras questões.

O resultado do algoritmo indica em quanto tempo o sistema pode iniciar uma nova discagem e garante que a próxima ligação esteja sempre “no ponto”, quando o agente estiver disponível. Mas vale ressaltar, que um dos principais benefícios do discador preditivo é que o profissional ainda mantém autonomia. Por exemplo: se a conversa com o cliente aparentar uma duração maior do que a determinada pelo software, basta que o profissional solicite um pouco mais de tempo.

Um detalhe importante sobre o discador preditivo, é que ele utiliza a detecção de sinalização para identificar chamadas efetivas. Assim, ele evita fax, telefones sem rede, ocupados ou desligados e secretárias eletrônicas.

Vantagens do discador preditivo

Listamos as vantagens que a utilização desse tipo de discagem automática geram em sua operação, confira.

1 – Otimização do tempo

A primeira e mais clara vantagem do discador preditivo é o ganho de tempo produtivo. O sistema calcula, inclusive, quantas discagens são necessárias para que o atendimento do outro lado da linha seja positivo. O que significa menos tempo gasto até encontrar um cliente realmente interessado em conversar sobre os serviços da sua empresa, por exemplo.

2 – Mais produtividade para a sua equipe

O algoritmo do discador  também é capaz de identificar os melhores profissionais do seu call center. Assim, ele direciona as chamadas livres preferencialmente para os colaboradores que possuem as melhores médias e avaliações de serviço.

3 – Ele se adapta ao perfil da sua empresa

O sistema do discador preditivo consegue se adaptar por conta própria às necessidades do call center da sua empresa. Sua equipe não precisa mais ficar muito tempo personalizando ou gerindo o software. Ele é flexível e se ajusta conforme o rendimento e análise sobre o serviço de atendimento.

4 – As atividades do call center ficam mais efetivas

O sistema ajuda a aumentar bastante o índice de chamadas atendidas graças ao algoritmo que descobre quantas chamadas são necessárias até a resposta do cliente ser obtida — é a melhor maneira de diminuir as taxas de abandono e de ligações desperdiçadas.

5 – Avalia a qualidade do serviço

O discador preditivo usa uma série de cálculos e indicadores para subsidiar os resultados e análises de cada atendimento. E você também pode captar esses dados para fazer a avaliação da sua equipe e descobrir os pontos fortes e fracos do seu call center. Dessa forma, fica mais simples elaborar estratégias e tomar decisões que visem a melhora da qualidade do atendimento.

6 – Contribui para a redução de custos

Você precisaria investir bastante na contratação de novos funcionários, elaboração de planejamentos e cursos de capacitação para alcançar as vantagens que citamos acima. O que comprometeria um bom dinheiro da sua empresa.

E é justamente por isso que esse discador  é econômico. Em pouco tempo, esse sistema automatizado garante uma melhora do desempenho que só seria obtida com muito mais trabalho e até dores de cabeça. Além disso, por eliminar as chamadas inexistentes e ligações ignoradas, ele também reduz os gastos com telefone. O retorno do investimento no discador preditivo pode vir bem rápido e cobrir de uma vez o custeio da sua implementação.

O discador preditivo já é utilizado em sua empresa? Ele gerou bons resultados? Compartilhe suas dúvidas e experiências através dos comentários.

Mas se você ainda não utiliza essa ferramenta e quer implementá-la, peça uma demonstração gratuita do NX Call Center, além do discador preditivo você vai conhecer vários recursos para transformar a sua operação.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?