Como escolher a melhor ferramenta de BI para sua empresa

PorMarketing Atualizado em 15 de junho de 2015

O Business Intelligence, é uma ferramenta estratégica para negócios que se baseia na análise de diferentes fontes de informação para apresentar relatórios e gráfico relevantes sobre sua operação. Separamos 5 critérios que ajudarão você na escolha da melhor ferramenta de BI para sua empresa.

O Business Intelligence é uma ferramenta que permite a integração e leitura de diferentes fontes de dados e a grande vantagem de utilizá-la é a de levantar informações relevantes sobre qualquer tipo de negócio ou tamanho de empresa. O BI, nome pelo qual também é conhecido, ajuda empresários em sua tomada de decisão e entra como um grande aliado no momento de criar estratégias para aumentar a competitividade nos negócios.

Selecionando a melhor ferramenta de BI.

Atualmente no mercado existem dezenas de soluções e é possível encontrar várias ferramentas para compilar informações, ler dados em sistemas e gerar gráficos poderosos para análises.

Abaixo separamos 5 critérios básicos que podem ser considerados no momento avaliar a aquisição de uma ferramenta para seu projeto de BI:

1.    Simplicidade na utilização

Uma ferramenta de BI deve ser simples de implantar e rápida para manipular dados. Estas duas características irão reduzir muito o tempo de aprendizado de sua equipe.

Quando optamos por definir qual a melhor ferramenta de BI para nossa empresa, devemos conversar com os fornecedores e entender como será o processo e a metodologia de implantação. Peça para ver alguns cases de clientes antes de tentar entender no detalhe as funcionalidades deste software.

2.    Diferentes Modelos de Dashboards

Dashboards são painéis de controle que apresentam gráficos e indicadores relevantes para o seu negócio. A ideia é apresentar em poucas telas (talvez em apenas uma), um poderoso ambiente visual que apresente as principais visões de sua operação.

Imagine como pode ser estratégico, em um passar de olhos, você obter uma “fotografia” de sua operação ou até de toda a sua empresa?

Não importa se os dados serão em tempo real ou não, o mais importante é que a ferramenta possa gerar diferentes visões das área de sua empresa que estão sendo monitoradas.

Dois bons exemplos de Dashboards são:

  • Painel de Vendas: produtos vendidos (valor X quantidade), filiais que mais venderam, margem de lucro atual, curva ABC de produtos, % de atingimento da metas.
  • Atendimento de Clientes: Número de Atendimentos X Tempo Médio, tempo médio de espera, % de Chamados Solucionados X Não Solucionados, clientes aguardando em fila.

3.    Relatórios com templates prontos

Opte por ferramentas que permitam trabalhar com relatórios já pré-definidos (templates) e que seus usuários possam extrair registros de suas fontes de dados de forma simples e dinâmica. Geralmente os usuários de ferramentas BI são líderes ou gestores, que precisam de muita agilidade para compor os dados em seus relatórios.

É muito importante que o seu fornecedor de BI já possua alguma expertise em seu segmento de negócios pois irá facilitar muito a criação de relatórios mais estratégicos e personalizados.

4.    Complexidade das Customização

Normalmente durante os projetos de implantação de BI, são demandadas necessidades particulares para cada negócio.

Cada empresa possui um modelo de gestão própria e informações que são relevantes para uma empresa, para outra pode não ser. Avalie sempre como o seu fornecedor irá trabalhar estas situações e o quanto a equipe de projeto estará preparada para atuar com a possibilidade de customizações.

5.    Segurança de suas informações

Note que no início de uma implantação de BI, são poucos os indicadores que serão mapeados, porém a medida que as equipes vão amadurecendo sua metodologia, mais informações relevantes e estratégicas de sua empresa serão compiladas.

Avalie como suas informações e dados serão armazenadas e de que forma serão acessados: localmente, remotamente ou em nuvem.

Para cada modalidade de acesso, serão exigidas premissas de segurança diferentes e faz todo o sentido levantar os riscos em seu projeto.

Conclusão:

Uma implantação de BI é sempre tarefa que deve ser efetuada por um time especializado em integração de tecnologias, infra-estrutura, bancos de dados e principalmente, que possua uma excelente visão de negócios. Sempre leve isso em consideração quando estiver buscando a melhor ferramenta de BI para sua empresa.

 

Você sabia que 90% dos dados no mundo de hoje foram criados nos últimos dois anos.

(Fonte: IBM)

 

Leia também: Avalie em tempo real seu time de vendas