O que é CRM e como ele vai aumentar suas vendas
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Muito fala-se da importância do CRM numa empresa que deseja se destacar no mercado. Mas afinal, o que é CRM? CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma estratégia de negócio que visa organizar e controlar todo o relacionamento com o cliente, desde a fase de captação até o pós-venda, possibilitando a personalização do atendimento.

Através do uso do CRM é possível antecipar as necessidades dos clientes e identificar os potenciais da empresa. Tal estratégia é posta em prática no formato de um software CRM ou sistema CRM, que automatiza todos os processos da gestão de relacionamento com o cliente.

Para entender o que é CRM é preciso saber que ele abrange 3 áreas: automação de gestão do marketing , gestão comercial e a gestão de serviços\produtos ao cliente. O conjunto desses processos e tarefas gera um banco de dados valiosos, usados para traçar estratégias em todas as diferentes áreas de uma empresa.

Todas as atividades envolvendo clientes são salvas e arquivadas de uma forma padronizada, independente da forma de contato: telefone, email, facebook, instagram. O resultado obtido é refletido em relatórios gerenciais.

 

TIPOS DE CRM

 

  1. Operacional: visa os canais de relacionamento, principalmente a criação de canais de venda.
  2. Analítico: analisa-se os dados, de forma que estratégias e alternativas possam ser criadas para otimizar o negócio. Nesse momento faz-se o mapeamento das necessidades do cliente e o acompanhamento de seus hábitos.
  3. Colaborativo: agora o foco é na obtenção do valor do cliente, Ou seja, conhecer e interagir com o cliente.

 

BENEFÍCIOS DO CRM

 

O CRM é uma ferramenta poderosíssima para fidelizar e formar vínculos com os clientes. É por isso que ela está sendo tão buscada nos últimos tempos. Mas os benefícios de utilizá-la em sua empresa não param por aí.

Um sistema CRM possibilita a organização e centralização de dados, prospecção de clientes e oportunidades, otimização do trabalho, mensuração e análise dos resultados, produção de relatórios, monitoramento do desempenho da equipe de vendas, a possibilidade de um relacionamento rico e próximo com o cliente, bem como de conhecê-lo a fundo.

Além disso, um bom CRM gera um crescimento da produtividade da sua equipe, processos de venda mais efetivos e maior organização. Mais que tudo, ela melhora a imagem e posiciona a empresa no mercado.

 

CRM E MARKETING DIGITAL: A SOLUÇÃO PARA O AUMENTO DE VENDAS

 

A união entre uma solução de CRM e as ações de marketing digital não dá resultados somente nas vendas. São vantagens que envolvem uma maior eficiência no funil, a automação da jornada do cliente, o gerenciamento de dados e a inteligência de uma estratégia. É um processo de integração que se inicia muito antes de chegar à equipe de vendas, que ao final é a grande beneficiada e tem seu desempenho otimizado em decorrência do trabalho feito anteriormente.

Como você já deve imaginar, os principais recursos de um CRM são a gestão e o monitoramento dos dados de leads e clientes que interagem com sua empresa. Ter uma ferramenta capaz de gerenciar o relacionamento com os contatos é tudo que o marketing precisa para auxiliar o time de vendas a vender mais, aumentar a satisfação e fidelizar os clientes.

Agora você entenderá melhor como esse alinhamento entre marketing digital e CRM pode impulsionar o desempenho das equipes de vendas. Acompanhe!

 

Otimizador do funil de vendas

 

O funil, assim como a jornada do cliente, é um conceito usado para designar o caminho que um consumidor percorre até efetuar uma compra. Entre os seus diversos recursos, o CRM auxilia na gestão e automação do funil, pois nessas plataformas as informações levantadas pelos visitantes do site e leads são armazenadas junto com as ações/conversões que eles realizaram.

Sendo assim, você pode criar parâmetros nesses sistemas para classificar, avançar e qualificar seus leads enquanto eles não chegam ao estágio de decisão de compra. É uma forma para otimizar o relacionamento, economizar custos operacionais e acelerar o ciclo de venda.

 

Fornecedor de mais inteligência para o marketing

 

Isso se deve porque um CRM abastece a gestão de marketing digital com informações estratégicas. São dados sobre as formas como as quais os potenciais e atuais clientes interagem com sua empresa. É um banco de dados que resgata o histórico de download de materiais, de e-mails abertos, de ligações telefônicas feitas, de compras realizadas e muito mais.

Além disso, o software ainda pode armazenar informações sobre o perfil dessas pessoas, como idade, profissão, tamanho da empresa e tudo o que for captado durante a relação pré-venda. Assim, o time de marketing tem mais condições de dar uma melhor orientação às suas ações.

 

Personalizador do relacionamento

 

Essa é uma das consequências quase que naturais quando você conta com um CRM capaz de gerenciar as informações sobre o público. Tanto marketing quanto vendas geram mais resultados sob esse aspecto. Isso resulta em uma melhor experiência de relação e consumo das pessoas com sua empresa.

Não é tão difícil entender o porquê. Se você tem dados estratégicos sobre o comportamento dos seus leads e clientes, logo, entenderá as melhores maneiras de trabalhar com esses perfis — você passa a conhecer de fato as pessoas que estão interessadas no seu negócio.

Desse modo, marketing pode produzir conteúdos mais alinhados aos desejos desses consumidores, e a equipe de vendas faz uma abordagem mais assertiva, baseada já no histórico de interações daquele potencial cliente com sua empresa.

Isso sem falar em ofertas e conteúdos para o pós-venda, quando você passa a ter um volume de informações ainda maior sobre o cliente, como o produto adquirido, o valor gasto, forma de pagamento, localização geográfica, etc.

Com a tecnologia de um CRM aliada às estratégias de marketing digital, a equipe de vendas passa a ter uma sustentação mais segura para executar seu trabalho. Os benefícios vão desde a otimização dos dados dos clientes até o aprimoramento na entrega de leads qualificados vindo do marketing. Quando usado corretamente, um CRM só tende a impulsionar sua força de vendas.

 

Te animou a ideia de integrar marketing digital com CRM? Entre em contato e saiba como nós podemos te ajudar a aplicar essa estratégia no seu negócio!

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?