fbpx
Pular para o conteúdo
Redes Sociais: Porque elas devem fazer parte da sua estratégia

Não há dúvidas que as redes sociais são essenciais para a estratégia de um negócio que deseja ter sucesso no mercado. Afinal, independente do segmento, o seu cliente está lá e interagir com ele é a melhor forma de atingir os seus objetivos. Entretanto, muitas empresas ainda são céticas quanto a sua utilização e acabam não construindo uma boa presença digital. Por isso, hoje iremos falar sobre o porque as redes sociais devem fazer parte da sua estratégia.  

Por que as redes sociais são importantes para seu negócio?

As redes sociais já fazem parte da vida do brasileiro. Inclusive, dos cinco aplicativos mais populares na tela principal dos smartphones do país, quatro são redes sociais. Logo, se o seu negócio está fora do meio digital, definitivamente você está perdendo oportunidades de faturar mais.     

Com os avanços tecnológicos e a facilidade de acesso à internet, as mídias sociais se tornaram uma excelente oportunidade para conquistar o público-alvo através de conteúdos de qualidade, interatividade e fácil relacionamento. Além disso, se um usuário busca uma marca nas redes sociais, já é um sinal de que deseja trocar informações com a empresa ou com outras pessoas que já tiveram algum contato com ela. Ou seja, é um excelente ponto de referência para você estabelecer o posicionamento, valores e qualidades da marca.                                                                                                  

Mas, apesar das inúmeras oportunidades, é preciso ter em mente que não basta criar um perfil em cada rede. Se o seu objetivo é melhorar os resultados do seu negócio, é preciso usá-las com inteligência e escolher as opções que melhor se encaixam ao perfil do seu público.  

Como criar uma boa estratégia de Redes Sociais

Cada rede social é única e foi criada para atingir usuários de um determinado comportamento. Por isso, o primeiro desafio é entender como a sua empresa deve se comportar em cada uma delas para que ganhe a atenção do seu público-alvo. Além disso, é preciso identificar quais são os seus principais objetivos em cada uma delas. Através das redes sociais sua empresa pode:

  • Estreitar o relacionamento com o consumidor;
  • Aumentar as vendas;
  • Gerar tráfego para o site;
  • Estabelecer autoridade no mercado;
  • Entre outros.

Passado esse primeiro momento, é preciso traçar as estratégias que permitirão que a sua marca tenha uma boa atuação nas redes sociais. Para isso, nós separamos algumas dicas. Confira!

Escolha os canais certos

Como dissemos anteriormente, você não precisa estar em todas as redes sociais, mas sim onde o seu público está – sejam eles clientes ou potenciais. Por isso, se está começando agora, foque na rede em que o seu público é mais ativo. 

Tenha um bom planejamento

Sabendo quem é e onde está o seu público é possível definir quais tipos de conteúdos sua marca irá produzir. Além disso, busque entender quais as principais métricas a seguir e os recursos que melhor auxiliam no seu desempenho. 

Foque na qualidade do conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo é essencial, inclusive é mais importante do que a sua quantidade. Por isso, ofereça informações que sejam relevantes para o seu público e para seu objetivo.

Automatize o processo

Administrar mais um canal de contato com a marca pode ser bem desafiador para uma operação. Logo, automatizar alguns processos pode ser uma excelente forma de melhorar a experiência do seu público. 

Com as soluções Smart NX, você pode centralizar todo o atendimento dos canais digitais em uma única plataforma, além da possibilidade de contar com chatbots personalizados para atender e interagir com seus clientes. 

Redes Sociais para Cobrança pode?

A crise e o desemprego têm gerado um grande impacto no cenário econômico das empresas, já que muitas das vezes as operações de cobrança sequer conseguem contato com o cliente por telefone ou e-mail. E é aí que os canais digitais se tornam uma esperança, afinal o Brasil é o terceiro país no mundo que mais utiliza redes sociais. 

Mas se tratando de cobrança, todo cuidado é pouco. Uma vez que o cliente não pode passar por nenhum constrangimento durante a abordagem, como preveem os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor. Por isso, cabe às empresas criarem estratégias criativas para utilizar as redes sociais em favor da recuperação de crédito.

Um ótimo exemplo é o Serasa, que desde o fim de 2021 tem investido no Tik Tok. Com o canal tonaserasa, a empresa já conseguiu renegociar a dívida de mais de 495 mil pessoas. Sendo que apenas no mês de outubro, 164 mil pessoas aderiram à campanha “Limpa Nome” através da rede. 

Assim como falamos no início do texto, o sucesso da campanha pode ser explicado pela sua segmentação, afinal a campanha foi pensada para falar exatamente com o público do app. 

Conclusão

Agora que você já sabe o porquê da sua marca deve investir nas redes sociais e também quais os primeiros passos para a criação de uma boa estratégia, que tal contar a melhor solução de atendimento do mercado para transformar o seu relacionamento com o cliente? 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e descubra o melhor plano para você!