Novo normal: Como se preparar para a retomada no Varejo e Bens de Consumo?

PorRafaela Dornellas Atualizado em 2 de julho de 2020

A pandemia do COVID-19 afetou diretamente todas as empresas do país, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação. Neste momento, ainda não há uma previsão para o fim do isolamento social. Porém, medidas de relaxamento já vem ocorrendo em diversas cidades brasileiras e o momento de retorno do mercado pode não estar tão longe assim. Mas como se preparar para a retomada no Varejo e Bens de Consumo? É sobre isso que iremos falar neste artigo!

As medidas de isolamento social foram utilizadas em todo o mundo como forma de prevenção contra o novo coronavírus. No Brasil, as formas de evitar o contágio não foram diferentes e a restrição de circulação já dura cerca de pouco mais de três meses. No entanto, nos últimos dias, as restrições vêm sendo flexibilizadas e alguns segmentos já receberam autorização para voltar a funcionar em sua forma presencial.

Todavia, para que as empresas possam retornar às atividades com segurança é preciso respeitar algumas exigências quanto aos cuidados de higienização de ambientes e contato com clientes. Logo, esse período de pré-retomada deve servir para o planejamento e organização de estratégias que serão utilizadas quando a liberação ocorrer.

Primeiramente, é preciso lembrar que, mesmo com a liberação de funcionamento presencial, nenhuma empresa voltará a ser e atuar da mesma forma como antes da crise. Nossa sociedade mudou, os hábitos de consumo se modificaram e os meio digitais se tornaram ainda mais presentes na vida do consumidor. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a utilização de soluções inovadoras será decisiva para acelerar a retomada das atividades e o crescimento econômico, principalmente nas áreas de vendas, varejo e linha de produção.

O VAREJO E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Nos últimos anos, o segmento do varejo vem se adaptando às novas tecnologias. Entretanto, com a pandemia do coronavírus, muitas empresas perceberam que necessitavam passar pela chamada transformação digital e estar presente no cotidiano de seus consumidores através de diferentes plataformas.

A nova era do varejo digital, impulsionada pela crise, veio pra oferecer não só mais opções para o consumidor, como também ampliar as formas de atendimento e comunicação. O setor percebeu a importância de trazer o protagonismo para o seu cliente, investindo em construir uma boa reputação, reforçar sua confiança e segurança, oferecendo um atendimento rápido e satisfatório, além de agilidade em seus processos.

Segundo a pesquisa Panorama PMEs: “Os impactos da Covid-19”, 59% das empresas que participaram do estudo afirmaram a necessidade de rever o perfil de seus clientes. Agora, eles estão mais conectados do que nunca e não abrem mão da qualidade de serviços e produtos ofertados, além de demandarem grande atenção durante sua experiência de compra.

MOMENTO DE SE PREPARAR PARA A RETOMADA 

Primeiramente, antes de iniciar o seu processo de retomada, é necessário levar em consideração todas as medidas do poder público e também o decreto vigente em cada região. Lembramos que a autorização de reabertura não deverá ser feita ao mesmo tempo, considerando que muitos estados tem adotado a flexibilização por fases.

Para que ocorra o relaxamento do isolamento, é preciso estar atento a algumas informações, como: número de casos, taxa de ocupação de leitos e óbitos em sua região. Porém, com agilidade e boas estratégias, é possível traçar um plano para os próximos passos!

  • LEVE SEU PÚBLICO E REGIÃO EM CONSIDERAÇÃO

As prefeituras têm oferecido mapeamento dos locais com maior incidência de novos caso do COVID-19. Antes de retomar o seu negócio fisicamente, que tal realizar um estudo mais aprofundado sobre a sua região e verificar sobre os riscos de saúde? Afinal, além de preservar a saúde de seus clientes, é importante também evitar a possibilidade de contágio de seus colaboradores e representantes.

  • NÃO SE ESQUEÇA DOS EPIs

É indispensável considerar atitudes preventivas, a fim de evitar o contágio. É preciso investir no uso de Equipamentos de Proteção Individual, manter o distanciamento, evitar aglomerações, manter o ambiente ventilado e intensificar a higienização do local.

  • REVISE E OTIMIZE SEUS PROCESSOS 

Este é o momento de rever todos os seus processos internos, pensando em melhores formas de motivar o seu time e incentivá-los a realizar entregas com mais agilidade e qualidade. Invista na experiência do cliente, resolva seus problemas através de soluções inteligentes e aproveite o momento da retomada para mostrar o seu valor!

  • O NOVO NORMAL É DIGITAL

Continue priorizando sua presença digital, utilize estratégias multicanais para atendimento, vendas e relacionamento com o cliente. Invista em ferramentas de delivery, como o NX Whats360, e em vendas online através de um e-commerce ou marketplace.

  • ENERGIA Ó, LÁ EM CIMA

O isolamento social alterou o comportamento de todos nós e, além de consequências econômicas, trouxe também incertezas e inseguranças na vida de todos. Invista em estreitar os laços com seus colaboradores, proporcione um ambiente empático, de cooperação, harmonia e bem-estar.

É inegável que, após essa crise, precisaremos testar novas estratégias de negócios, estudar novos modelos de atuação e experimentar novos canais de vendas e relacionamento. Mas que tal começar a fazer a diferença na sua empresa a partir de hoje? Com a Smart NX, você transforma toda a forma de se relacionar com o seu cliente através dos mais variados canais de comunicação. Solicite uma demonstração gratuita!