Fechar vídeo

Blog

16/07/2019 Atendimento ao ClienteAtendimento OnlineEventosGestão

Transformação Digital: saiba o que é e quais são seus principais impactos

título post BLOG- Transformação Digital

A Transformação Digital é uma realidade em diversas empresas mundialmente. Não era ficção!
Empresas no mundo todo estão se adaptando a este novo tempo em que a tecnologia proporciona modelos de negócio mais ágeis, inovadores e que revolucionam seus próprios mercados.
A Transformação Digital traz ao pé da letra o termo “adapt-or-die” (Adapte-se ou Morra) e as empresas já ligaram o alerta para mudarem o quanto antes a maneira com que geram valor e criam experiências aos seus consumidores.
Em qual nível seu negócio aplica as tecnologias que essa transformação exige?
Neste post a gente te explica o que é a Transformação Digital e também algumas formas atuais de aplicá-la com menor custo e resultados expressivos nos mais diversos nichos de mercado!

Afinal, o que é Transformação Digital?

O conceito que engloba essa transformação não é superficial como muitos pensam, envolve uma mudança radical na estrutura das organizações.

Ter sua forma de comunicar cada vez mais voltada para o universo digital é um dos fatores primordiais que levam uma empresa a se encaixar neste novo cenário transformador e que exige processos mais rápidos.
As empresas, independentemente de o que elas entregam de produto ou serviço não tenha envolvimento com tecnologia, deverão entender que o reconhecimento de sua marca e a forma como se conecta e satisfaz seus clientes deve ser baseada em experiências digitais.
Em um futuro muito próximo a experiência entregue ao cliente irá superar o preço, sendo o grande diferenciador da marca.
Sendo assim, chegamos a uma conclusão prática e direta sobre o que é a Transformação Digital: integração do digital no core do funcionamento da empresa, o digital no centro de tudo!

Uma mudança estrutural que dará papel essencial às novas tecnologias.
Transformação Digital na prática em organizações
Qual o objetivo final desta Transformação? Chegarmos a um ponto em que clientes terão uma jornada permanentemente ágil, em que as empresas estarão fazendo o uso de tecnologias para melhorar seu desempenho e alcançarem resultados muito mais impactantes.

Chegamos a um momento em que a Transformação Digital não é mais uma opção, é uma realidade para empresas que desejam sobreviver em mercados cada vez mais concorridos.

Não existe um fim determinado para essas mudanças, serão tempos de mudanças tecnológicas constantes onde o foco no cliente e a adequação serão determinantes!

As mudanças requerem muito estudo já que as tecnologias adotadas pelas empresas terão papel fundamental no sucesso dos mais diferentes tipos de negócio.
Grandes empresas como Netflix, Spotify e Amazon acordaram para essa realidade já faz um tempo e hoje são grandes players de seus mercados.

Mas então, como adaptar-se a essa mudança?

Antes de aplicar as mudanças, o pensamento para atingi-la deve ser total na entrega de uma experiência diferenciada e focada totalmente no cliente.
Tendo isso em mente, existem os facilitadores!

As tecnologias digitais deverão estar no topo de todas as estratégias traçadas para seu negócio.
Como as tecnologias deverão estar no centro de tudo, a aplicação delas não serão apenas para estratégias de Marketing ou comunicação com o cliente, como também válidas para o seu ambiente interno!

Desta forma, haverá um desenvolvimento de competências dos colaboradores e torná-los cada vez mais aptos ao bem maior de todo negócio: os clientes.
Em resumo, caminhar junto da Transformação Digital significa que você esteja comprometido com as seguintes mudanças:

  • Esteja em todos os Canais de Atendimento ao Cliente;
  • Tendo performance de Contato, sendo mais assertivo;
  • Velocidade de Contato;
  • Qualidade e Estabilidade no Contato;
  • Redução de custos;
  • Atingir com excelência o Tripé da Sustentabilidade (melhorando os impactos Sociais, Ambientais e Econômicos);
  • Ter em mãos plataformas para suprimir melhor os dados estratégicos da operação.

Todos estes tópicos levantados são diferenciais competitivos adquiridos com a adoção de tecnologias que iremos citar no próximo tópico!

Tecnologias Digitais: os facilitadores para alcançar a Transformação Digital!

Soluções em Tecnologia são as apostas do momento de empresas dos mais diversos tipos de segmento.

Ter em mãos soluções que agilizam os processos do seu negócio e o conectam de forma cada vez mais eficiente aos seus consumidores são o ponto crucial para este momento de mudanças.

Listamos a você algumas destas tecnologias, que funcionarão como os facilitadores a você:

1.Softwares para Gestão de Call Center

São tecnologias que facilitam a gestão das operações e ainda aumentam a produtividade dos operadores.

Funcionalidades importantes como  Discador Automático e melhorias no acompanhamento do desempenho por Dashboards poderão ajudar sua operação a atingir melhores resultados.

Outras funcionalidades importantes quando se procura um Software como este:

  • Gravação de chamadas
  • Integração com CRM ou ERP
  • URA Receptiva e Ativa
  • Gestão de Pausas
  • Monitoramento de desempenho de agentes
  • Gestão de Filas (DAC)

A Smart NX possui a solução ideal para quem busca estas funcionalidades: o NX Call Center! Clique e conheça mais:

Gerencie sua operação com o NX Call Center

RECEBA UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

2.Robôs que ouvem, leem e falam por você

Um formato de atendimento inovador e assertivo, que permite melhorias em diversos aspectos por meio da compreensão exata do comportamento do cliente, prevendo e prevenindo os indicadores operacionais para ganho da performance desejada.
Os VoiceBots são os robôs que leem, ouvem e falam com seus consumidores por você!
Confira alguns benefícios:

  • Otimização do trabalho humano
  • Maior entre de CPC (Contato com pessoa certa)
  • Operador focado em conversão
  • Crescimento em Vendas Pesquisa, Cobrança e Ofertas

E tudo isso ainda levando a você mais economia, já que o Agente Virtual não exige custos e despesas, como: salário, férias, encargos trabalhistas, seguro e etc.

Conheça mais sobre o NX VoiceBot, a solução que irá revolucionar o seu atendimento ao cliente:

Contrate um robô que substitui o ser humano em atividades repetitivas, pouco cognitivas.

RECEBA UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

3.Esteja nos principais canais

Marque presença onde o seu consumidor está! As plataformas que permitem o controle e atendimento nos principais canais digitais possuem um objetivo claro: trazer, por meio da integração de canais, maior satisfação das necessidades do cliente.

Além disso, há também a maior facilidade de obter retorno da empresa em questão, de forma rápida, confortável e assertiva.

Transforme experiência de relacionamento que seu cliente tem com sua marca em algo inovador e com muito mais velocidade e praticidade!
Convidamos você a conhecer a nossa novidade e tornar a sua empresa Multicanal:

Centralize todos os canais de atendimento em um único sistema.

RECEBA UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Impactos nos principais Segmentos

Como falamos antes, a adoção das mudanças que a Transformação Digital exige causam impactos em diversos segmentos. Listamos a você as consequências das mudanças em alguns dos principais segmentos de mercado:

1.Varejo

As operações de Varejo sofrem, principalmente, com o problema da Inadimplência. A transformação digital proporciona uma redução considerável desta dor por meio da utilização de Agentes Virtuais que melhoram o contato com a pessoa certa e ainda otimizam o trabalho humano.

Além disso, a presença em canais de atendimento torna os serviços de SAC muito mais ágeis, já que os canais digitais são muito exigidos pelos consumidores neste tipo de segmento.

Outro ponto interessante da Transformação Digital neste segmento está na possibilidade da integração das esferas físico e digital, conversando com auxílio de operadores e robôs, transformando o varejo na medida do consumidor.

No caso de empresas que possuem e-commerce, uma plataforma que permita visão 360° dos principais canais de relacionamento influencia muito na redução do tempo de retorno ao cliente e com isso a jornada do cliente é reduzida. O resultado é evidente: aumento da conversão em VENDAS!

2.Telecom

Em empresas de Telecom as mudanças ocorrem de forma crítica.
Abriu-se um leque de opções para que estas organizações repaginem seus modelos de negócio e ofertem um atendimento inovador.
Com consumidores se envolvendo cada vez mais nos mais diversos canais de comunicação durante sua jornada de compra, o segmento de Telecom precisa se adaptar aos meios digitais de comunicação.
Essa integração ao digital se dá pelo momento em que vivemos: os consumidores passam mais da metade do período de sua jornada de compra de forma parcial ou quase completamente online.
Neste momento, o investimento em plataformas que proporcionem uma experiência única ao usuário se fazem o grande diferencial.
A dica para o setor é: diminuir custos com a implantação de processos automatizados e unir isso aos diversos canais de atendimento disponíveis no mercado.
Nada mais do que uma estratégia de Omnichannel, é importante que as empresas de Telecom reformulem a forma como atendem seus clientes.

3.Financeira

Muitas Operações Financeiras levam a fama de incomodar os seus clientes pelo alto grau de insistência nas ligações e muitas vezes acabam perdendo eles por conta da insatisfação que a situação gera.

Por meio da Renitência você consegue controlar e configurar o intervalo de tempo entre uma ligação e outra, além de escolher o número máximo de vezes que determinado número receberá ligações!

Outro ponto interessante está com relação ao SAC, onde o digital entra como forma de reduzir o número de chamadas, já que o Cliente pode retirar suas dúvidas de forma rápida já no site ou redes sociais sendo respondido por um robô automaticamente.

Adapte-se, Inove-se, transforme-se!

Não há uma fórmula, uma receita para se atingir o sucesso em meio a tantas mudanças. Porém, há um norte!

Existem tecnologias que auxiliam neste processo e poderão ajudá-lo a alcançar o peso competitivo que almeja.
Estude quais ferramentas poderão torná-lo mais eficiente, digitalize seu produto ou serviço e foque sempre no seu cliente: ele deve sentir-se tão dono da marca quanto você!
Vai colocar a mão na massa? Então seja bem-vindo à Transformação Digital!

Comente usando o Facebook

comentários

Voltar ao topo

COMPARTILHE:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:    Receba nossos posts por email