O que aprendemos com 2020?
Varejo: O que aprendemos com 2020?
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sim, isso mesmo, temos uma pergunta! Ficou curioso para saber o porquê da dúvida se iremos ou não começar 2021? Vem cá, que eu te explico!

2020 foi um ano totalmente atípico para o Varejo e para todos os demais segmentos do Mercado. Um ano que trouxe muitas dúvidas. Porém, podemos lembrar que não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas. E com as grandes dúvidas e incertezas, vieram as melhores soluções. 

Quais foram os maiores questionamentos dos varejistas com esse ano, digamos, totalmente desafiador?

  • Como fica meu planejamento do ano todo? – que geralmente é feito no final do ano anterior, com várias reuniões para definir orçamento e metas, sendo que a pandemia “começou” em março.
  • Como vou fazer para vender sendo que minha loja está fechada e tive que demitir funcionários?
  • E os insumos? – será que você se planejou e fez um estoque?
  • Novembro é mês de Black Friday, uma das datas mais quentes para o Varejo, como farei para atender tamanha demanda?
  • E o Natal?

Tenho certeza que, se você é um varejista, com certeza pensou em uma dessas perguntas no início do ano de 2020. Mas, também tenho certeza que você obteve respostas.

Período de recomeços 

A começar pelo planejamento, que teve que ser totalmente refeito.

  • Home office: Sua equipe toda precisou ser transferida para home office e o ocorrido te deu a resposta de que podemos atuar de casa com a mesma eficiência e qualidade do modo presencial! E isso abriu muitas portas para que você, varejista de algum lugar do país. Contrate algum profissional exemplar que esteja a milhares de quilômetros de distância e ele fará total diferença para sua empresa.
  • Reuniões remotas frequentes: Elas te proporcionaram mais encontros diários com sua Equipe do que se tivesse trabalhando presencialmente. Te mostrou que é preciso levar a experiência da Empresa para a sua Casa e vice-versa. Afinal, a vida pessoal está muito ligada com a vida profissional, não é? E outra lição, tenha  sempre o seu time por “perto”.

Isso tudo te levou a estar em um cenário que, antes, você nunca pensou. E 2020 foi um ano que nunca pensamos em viver, que mostrou que o planejamento é necessário, porém adaptável. E isso, é o mais importante. Seja resiliente! 

Agora, ficamos com o questionamento: A sua resiliência de 2020, estará presente em 2021? Se sim, segue comigo!

Novos desafios para o Varejo

O grande desafio do Varejista em 2020 foi levar a experiência da loja física para a loja digital. Afinal, como fazer com que aquele cliente que vai a sua loja, conversa com o seu vendedor, escolhe o que quer e realiza a compra, continue comprando com as lojas físicas fechadas?

Pois então, como você faz parte de uma empresa e de uma equipe extremamente resiliente, você encontrou no e-commerce a solução para vendas. Mas, o ponto principal que a pandemia ensinou não é você fazer uma venda, é garantir que aquele seu cliente, o que sempre frequenta sua loja, compre de você, mesmo que ele esteja em uma cidade, estado ou país diferente. Isso se chama Experiência do Cliente!

E aí, está o ponto mais importante que quero te mostrar! Se me perguntassem hoje, acredito que esse é o conceito mais relevante para todas as grandes marcas – “Tenha o seu cliente no topo”. Afinal, o seu sucesso é derivado das pessoas que acreditam em você, concorda?

Falando em números (R$), o que é mais barato: garantir a fidelização ou conquistar uma nova fidelização?

Hmm, números… Eles, que são os maiores indicadores de desempenho no mundo, foram determinantes para o seu planejamento. Porque você faz o planejamento para vender, certo? Mas para vender, você precisa ter o produto. O seu consumidor teve acesso aos principais produtos do seu negócio até o final do ano?

Qual é a alma do seu negócio?

Em 2020, grandes varejistas relataram a falta de insumos, justamente pela mudança de planejamento durante a pandemia. Mas, lembrando daquela palavra lá do início – resiliência, vou te contar como as grandes marcas fizeram para encontrar soluções:

  • Conheça seu negócio desde o princípio: qual é o seu produto que tem mais procura? Tenha métricas para que sua equipe entenda o seu público alvo e qual sua maior demanda durante todos os períodos do ano.
  • Gestão de estoque: Tenha um ótimo controle de estoque, para que nenhum cliente compre um produto e, depois de algumas horas, receba a confirmação de que não receberá o produto. Se isso aconteceu com você, a Smart NX pode te ajudar, viu? 
  • Campanhas direcionadas: Se o produto X faltou, vai lá e use seu time de marketing para fazer a divulgação do produto Y, chamando a atenção do seu cliente.
  • Mantenha seu cliente por perto: Deixe seu cliente saber que, mesmo com a ausência de alguns recursos, sua marca estará ao lado dele neste momento difícil! 

E lembre-se, não é apenas vender. É você ter certeza que seu cliente terá a melhor experiência com a sua marca, seja em qualquer lugar, situação ou canal de contato!

E aí, você está pronto para começar 2021?

O Victor Ferreira atua como Analista de Inteligência Comercial na Smart NX, se dedicando à prospecção outbound, além de realizar qualificações e diagnósticos. 

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?