Call Center para Varejo: estratégia para operações lucrativas

Já pensou que estruturar um Call Center para Varejo pode ser um grande aliado na hora de se destacar da concorrência? O cenário atual pede agilidade na tomada de decisões. O varejo precisa ter a estratégia certa para manter o ritmo de crescimento do consumo, se aproximar de antigos e potenciais clientes, e principalmente adotar estratégias assertivas na personalização do atendimento. Apostar em um call center é a oportunidade de se relacionar com a base de clientes, tornando uma interação diferenciada ao oferecer uma experiência única, consistente e humanizada, seja para vendas, cobrança pesquisa ou SAC.

Uma ótima estratégia para operações lucrativas

Assim como qualquer nova estratégia, a implantação de uma central de atendimento no varejo é desafiador no início. Criar um ambiente voltado para mudanças em atendimento ao consumidor requer transformações na organização de operações, tanto para a implementação em si, quanto para os possíveis desdobramentos de estratégias internas para manter as operações funcionando de forma integrada.

Mais do que nunca, o varejo está com a preocupação em manter bons resultados e fidelizar o consumidor. Para isso, é fundamental ampliar a presença digital, manter o ritmo de crescimento nas vendas e garantir interações positivas no atendimento. Os consumidores estão sempre conectados buscando por tecnologias que se adaptam às preferências do atual estilo de vida, se tornando cada vez mais exigentes no relacionamento com as marcas e em busca de atendimentos mais simples, ágeis e personalizados.

Com a Transformação Digital e aumento do consumo online, os varejistas precisam se adaptar aos novos hábitos dos clientes para manter a qualidade no atendimento, a  retenção e fidelização do cliente que passou a dar mais valor ao atendimento humanizado. É primordial nos tempos atuais se atentar as preferências do estilo de vida do cliente para reduzir níveis de atrito e rotatividade do consumidor. Assim como analisar o histórico de compra do consumidor é uma prática muito valiosa para encontrar novas oportunidades de venda.

Porque investir em um call center para Varejo?

O call center para varejo, permite que a empresa conecte todos os pontos de contato com o cliente em cada etapa da sua jornada de compra, além de proporcionar uma experiência unificada, facilitando a aproximação e analise do comportamento de consumo. A comunicação centralizada e mais pessoal é capaz de conectar o cliente de forma profunda e especial, afinal cada cliente tem necessidades e expectativas diferentes, e será leal a marca que oferecer um relacionamento relevante e compreensivo.

Ao conectar-se dessa forma mais pessoal, é possível transformar o cliente em defensor da marca mantendo feedbacks positivos. Tornar um cliente fiel a uma marca é sempre um desafio, principalmente no varejo, para isso é essencial utilizar uma plataforma intuitiva com integração efetiva entre diferentes canais. Afinal, o entrar em contato com uma empresa, seja para realizar uma compra ou solucionar um problema, o cliente precisa se sentir bem atendido, valorizado e confortável. Logo, além de utilizar um sistema de call center, é preciso reforçar a importância de criar uma conexão profunda, que desperte a emoção do consumidor.

No mercado varejista, o call center é fundamental para proporcionar ótimas experiências que permitam o engajamento mais próximo e bem sucedido com o consumidor. É uma estratégia que prevê maior integração entre o atendimento virtual e físico, com o objetivo de conseguir uma relação mais estreita com os clientes. Em uma plataforma de call center é possível monitorar todas as tratativas do cliente relacionada a sua compra, registrar as interações e realizar pesquisas de satisfação para o monitoramento do atendimento.

Será que não está na hora de investir em um call center?

O bom atendimento ao cliente sempre foi fundamental para que o varejo mantenha um relacionamento positivo com seus consumidores. Contudo, durante o cenário atual, novos desafios vêm surgindo no setor. Por isso, o investimento na reputação, na confiança e na segurança é o que tem feito a diferença neste momento. As empresas que não reforçam estes pilares, não transmitem confiança ou não possuem algum tipo de elo pessoal com o consumidor, não são prioridades de compra. Mais que varejo, são empresas que solucionam problemas dos clientes, que indicam o caminho a ser seguido e apontam para um mercado que se renova constantemente, assim como é o mercado do call center.  

*A Lívia Mendes atua na área de Inteligencia Comercial na Smart NX e é a responsável por identificar, lapidar e gerar novas oportunidades de negócios para a empresa!