HSM WhatsApp: aposte no relacionamento ativo com o seu cliente
HSM WhatsApp: aposte no relacionamento ativo com cliente
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo e, inclusive, está instalado em cerca de 98% dos celulares brasileiros, dos quais 86% fazem uso diariamente. Com isso, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que ele já faz parte da rotina diária da maioria das pessoas, seja para assuntos pessoais, a trabalho ou mesmo realizar compras, por exemplo. 

Utilizá-lo como ferramenta de relacionamento é uma excelente estratégia, ainda mais em tempos de pandemia como a que vivemos. Por isso, hoje falaremos sobre o HSM WhatsApp, a feature que permite que sua empresa envie mensagens de forma ativa para seus clientes e consumidores! 

O poder do WhatsApp

A pandemia acelerou a Transformação Digital em todos os setores, possibilitando que inúmeras empresas passassem a se comunicar com seus clientes em múltiplos canais. E, em meio a essa jornada multicanal, o WhatsApp vem se destacando cada vez mais por ser uma ferramenta rápida, prática e inclusiva.

Hoje, não temos dúvidas de que o aplicativo é o favorito dos brasileiros, afinal estima-se que cerca de 120 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp no país. Além disso, 76% desses usuários afirmam se comunicar com marcas pelo aplicativo, ou seja, o canal está caminhando para se tornar também o principal meio de contato entre empresas e clientes.

Não é de hoje que ressaltamos que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a seu relacionamento com as marcas. Eles buscam um atendimento rápido, prático e personalizado, e o WhatsApp tem auxiliado muitas empresas a se relacionarem com seus clientes de forma ágil e humanizada, principalmente neste momento de crise.

Com a capacidade do canal em diminuir os impactos do distanciamento social, assim como os demais meios digitais, muitas empresas passaram a disponibilizar atendimento via WhatsApp Business, criado em 2018 exclusivamente para uso comercial. Afinal, além de integrar o aplicativo a outras plataformas de contato com o consumidor, ele possibilita a automatização do atendimento via chatbots e múltiplos agentes em um único número.

Entretanto, devido às políticas de privacidade e anti-spam do aplicativo, muitas empresas ainda não conseguem se comunicar ativamente com o cliente, ou seja, sem que ele tenha iniciado o contato através da plataforma. Por isso, pensando em facilitar a maneira como essas empresas se relacionam com seus clientes, a Smart NX agora disponibiliza em suas ferramentas o envio de mensagens ativas e em massa para situações como: agendamentos, atualizações, notificações e relacionamento.

Templates de Mensagem HSM WhatsApp

Com a novidade, as marcas poderão contatar seus clientes e consumidores de forma ativa no WhatsApp através do sistema HSM (High Structured Message), ou seja, com base em templates de mensagem previamente aprovados pelo próprio canal.

A partir desses modelos de mensagem, é possível disparar informações importantes para o seu relacionamento com o cliente. Além disso, elas poderão ser combinadas com outras estratégias, como o uso de chatbots, proporcionando um atendimento muito mais dinâmico e ágil.

Ao enviar sua primeira mensagem ativa, a sessão terá duração de 24h e, somente após a resposta do cliente, a conversa poderá continuar livremente sem a necessidade de seguir algum modelo HSM. Caso o cliente não responda dentro do prazo da sessão, a conversa poderá ser reiniciada com outra mensagem ativa.

Mas lembre-se, para iniciar os disparos, é necessário que sua base de clientes tenha aceitado receber comunicações da sua empresa através de um Opt-in. Caso contrário, sua empresa poderá ser identificada como spammer ou até mesmo ser banida da plataforma. Dessa forma, o WhatsApp garante não só a qualidade do conteúdo, já que este precisará seguir as diretrizes de permitidas, como também que as mensagens só serão entregues aos usuários que realmente desejam e aceitam receber os conteúdos.

Uma ótima estratégia para manter seu relacionamento com o cliente é sempre enviar conteúdos que realmente sejam relevantes para sua jornada!

Transformando o Relacionamento com o Consumidor

Sem dúvidas, o WhatsApp é um dos canais mais poderosos para empresas que buscam interagir com seus clientes e consumidores com agilidade e proximidade. Com um alto potencial de alcance e engajamento, o aplicativo se torna um importante aliado neste momento de pandemia.

Por isso, a feature para disparo de mensagens ativas no WhatsApp já está disponível através de nossa solução NX Call Center – reconhecida como um dos melhores softwares para Varejo do país. Então, se você deseja elevar o seu relacionamento com o cliente para um novo nível, não deixe de falar com um de nossos especialistas através do botão abaixo!

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?