Whatsapp no varejo: como utilizar o aplicativo no seu negócio
whatsapp-no-varejo
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O WhatsApp já está presente na vida dos brasileiros há alguns anos, e enganou-se quem pensou que o aplicativo seria facilmente trocado por outra ferramenta ou mesmo que não pudesse evoluir para uma esfera profissional.

O WhatsApp no varejo, por exemplo, já é uma realidade desse “novo normal”.

A verdade é que em 2021, quase 80% dos usuários do aplicativo já se relacionam com marcas e empresas através da ferramenta.

Com a evolução da tecnologia e a praticidade de tratar de assuntos comerciais dentro da plataforma, os usuários estão cada vez mais ativos no aplicativo.

No varejo não é diferente. Apesar de ainda vivermos um cenário de pandemia e restrições de circulação, o setor varejista contornou muito bem a situação e migrou para o digital rapidamente, aumentando o fluxo de vendas através do comércio eletrônico.

Portanto, aderir a essa estratégia passou a ser uma prioridade para os varejistas.

O varejo em 2021

Podemos dizer que o primeiro semestre do ano foi bem lucrativo para esse setor. Visto que em 2021, o e-commerce conseguiu atingir um aumento significativo se comparado ao mesmo período no ano anterior.

Com isso, podemos notar que o consumidor está se adaptando a comprar online e que esse hábito deve se manter mesmo após o fim da pandemia.

A transformação acelerada nesse setor mudou o comportamento do consumidor que passou a comprar online de forma mais recorrente e segura. Além de ter incentivado a abertura de novas lojas virtuais em prol da recuperação da economia.

O WhatsApp no Varejo

Quando falamos sobre o WhatsApp no varejo, estamos nos referindo a versão Business do aplicativo. Essa versão já é utilizada há algum tempo por comércios e pequenos negócios, mas vem se expandindo para maiores negociações.

No varejo, essa é uma nova realidade que visa melhorar a interação com o consumidor, além de facilitar essa comunicação oferecendo informações sobre: pedido, status de entrega, cancelamento e outras observações.

Dessa forma, além de reduzir os custos, o seu cliente se sentirá mais confortável para realizar novas compras em seu e-commerce e estará sempre informado sobre suas compras.

A Via Varejo por exemplo, que gerencia marcas como Ponto Frio e Casas Bahia, – e devido à pandemia, teve que fechar suas lojas por tempo indeterminado – desenvolveu a ferramenta “Vendedor Online”, uma solução para que os vendedores possam efetuar suas vendas e respectivas comissões pelo WhatsApp, onde os consumidores podem conversar diretamente com o vendedor e tirar dúvidas pelo aplicativo.

Essa solução foi apenas um exemplo de que aderir à estratégia digital está se tornando cada vez mais necessário, por maior que seja o seu negócio.

O HSM WhatsApp

Dentre todas as funcionalidades que o aplicativo oferece, o ativo no WhatsApp possui alguns pilares que permitem que a sua empresa envie notificações ativas, faça disparo automático de campanhas e em larga escala, e além disso, faça integrações alimentando campanhas.

Além dessas aplicabilidades, a sua empresa também pode obter o selo de conta verificada pelo WhatsApp ao aderir a essa ferramenta. O que pode trazer uma credibilidade muito maior aos seus clientes e consumidores.

De fato, oferecer uma experiência diferenciada para o seu cliente deve ser uma prioridade no seu negócio, por isso, invista em recursos que te ajudem a solucionar problemas de forma estratégica e tecnológica.

No entanto, é importante lembrar que ter uma plataforma como o WhatsApp que conte com automação é essencial! 

Porque além de atender as demandas de maneira rápida e eficiente, o seu cliente terá sempre a resposta que ele precisa, sem a necessidade de estar algum operador humano à disposição o tempo todo.

Portanto, confiar na eficiência dos bots é um grande passo para a evolução do seu negócio. O setor varejista está se remodelando rapidamente e está cada vez mais presente no digital.

Dessa forma, atente-se em utilizar plataformas de atendimento como o WhatsApp Business e estar sempre ativo na jornada de experiência do seu cliente. Conte com a Smart NX e fale agora mesmo com um de nossos consultores.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?