A busca por uma Experiência do Cliente positiva é algo diário e incessante da equipe de Sucesso do Cliente da Smart NX.  Estamos sempre aperfeiçoando nossos conhecimentos para levarmos aos nossos parceiros a melhor das experiências.

Este assunto é de preocupação recorrente e está sempre em alta em empresas que têm os clientes como seu pilar principal. A experiência do cliente munida de boas estratégias auxiliam na criação de um cenário em que os diferenciais da empresa ganham destaque!

Conversamos com duas das Especialistas em Customer Success da SNX,  Érika e Ana Kelly, que nos deram dicas valiosas sobre o tema.

Muitas das dicas foram elaboradas por elas de acordo com vivências no dia a dia profissional e também na participação de eventos, como o CX Summit.

CX Summit 2019

Agora, confira as 8 dicas práticas para adotar e aperfeiçoar a experiência que você entrega a seu cliente:

#Dica 1: qual a causa emocional do nosso negócio? Qual paixão nos une ao nosso cliente?

Essa dica nos leva a refletir que é necessário ter envolvimento emocional com o que fazemos, ter uma paixão que faça você levantar da cama diariamente e que faça um elo em relação a um objetivo comum com o seu cliente.
Agora leia novamente as duas perguntas acima e as responda para si mesmo!

#Dica 2: conte uma boa história! Crie conexão emocional com seu cliente.

Sempre temos uma boa história a contar, seja a história de um objetivo alcançado, de uma conquista junto com um cliente, uma história de evolução de carreira de um colega de trabalho e etc… Nós mesmo temos excelentes histórias dentro de casa, tanto do nosso CEO que começou trabalhando como técnico de informática e com menos de 30 anos é fundador de uma startup que cresce cada vez mais e hoje conta com um time de quase 80 pessoas, 200 clientes e inúmeros negócios.

Também temos um Diretor que iniciou como responsável pelo marketing da empresa que, além de fazer parte, foi essencial pelo crescimento de valor de mercado atual. Quando iniciou sua trajetória na Smart a empresa possuía abrangência com foco regional e, após pouco tempo de trabalho, a SNX já possuía clientes por todo o país se tornando uma das grandes referências do segmento de tecnologia.  INSPIRADOR, não é mesmo?

Conte histórias! Isso motiva, gera empatia, pode criar identificação e o mais bacana, aproxima as pessoas .

#Dica 3: crie sensação de pertencimento!

Faça o cliente se sentir especial, incluído.

Estamos vivendo em um mundo carente de atenção precisamos de carinho e estamos implorando por isso todos os dias.

Tenha sempre um sorriso na voz, mande emojis (❤😉), seja parceiro e garanta que ao desligar o telefone seu cliente esteja sorrido, mais um ponto a seu favor!

#Dica 4: aposte em tecnologias de Relacionamento!

Estar preparado para realizar um atendimento ao cliente com toda a qualidade que ele merece é algo que demanda tempo e estudo sobre seu perfil. Apostar em tecnologias que otimizam o trabalho humano e dão as respostas que o consumidor deseja de forma rápida e prática acabam sendo diferenciais que fidelizam ainda mais o vínculo entre cliente e empresa.

Cada vez mais as empresas apostam na atuação híbrida de Robô (VoiceBots e ChatBots) e Humano para promoverem uma experiência única de relacionamento com o consumidor nos mais diversos canais de comunicação.

Robôs e humanos se complementam, possibilitando um atendimento mais assertivo, rápido e eficiente ao cliente. Exatamente nisso que a Smart NX acredita e você pode conhecer um pouquinho mais do que temos a oferecer clicando no botão abaixo:

#Dica 5: desperte a memória afetiva!

Aqui temos a dica pela qual o cliente é pego pelo coração!

Durante a abordagem desse assunto, no evento CX Summit, o palestrante trouxe memórias da infância de cada um de nós e automaticamente nos veio a sensação daquela memória, aquele momento, aquelas pessoas envolvidas.
A abordagem inicial foi uma conversa simples, relembrando o “Pastel de Feira”, quem nunca foi à feira quando criança e comeu aquele pastel com “garapa” (caldo de cana) com seus familiares mais próximos?
E é algo simples que podemos fazer quando se tem um relacionamento próximo com o cliente, falar de situações comuns a vida de todos, que possam remeter à memória afetiva que deixamos guardadinha na correria do nosso dia a dia.

#Dica 6: ative os 5 sentidos na prática.

Quem não gosta de ganhar um mimo? Uma lembrancinha palpável, um cafezinho especial (que é o maior sucesso como brinde, aqui na Smart) e até mesmo palavras que precisamos ouvir, seja de um “Bom dia!” a um “Está resolvido, pode tentar novamente!”
Quando você ativa os sentidos fica mais fácil o cliente lembrar de você.
“As pessoas vão esquecer o que você diz, vão esquecer o que você faz, mas não vão esquecer o que você as fez sentir” José Galló – Presidente das lojas Renner.

#Dica 7: preocupe-se com os detalhes!

De nada adianta praticarmos todos os passos anteriores sem termos cuidado com os detalhes. Como cada setor capacita os novos colaboradores? Como você, líder, os prepara para que atendam nosso maior tesouro?
E o mais importante: coloque essas pessoas na linha de frente apenas quando eles estiverem alinhados com o propósito da nossa empresa!

#Dica 8: provoque o efeito UAU!

Se o UAU chegou até você parabéns! Significa que você entregou mais do que o cliente estava esperando.
Para conseguir esse tão desejado efeito: Dê prazos com margens para surpreender no final, pense fora da caixa, faça das metas do seu cliente sua meta, SIGA OS 6 PASSOS ANTERIORES até que o efeito UAU chegue!

Pronto para transformar a Experiência do seu Cliente?

Anotou as dicas? O importante é começar de algum lugar e melhorar sempre!
Promover a experiência do cliente a um outro patamar significa provocar uma percepção positiva dele com relação aos produtos e serviços da empresa.

Porém, para tudo funcionar de forma harmoniosa é importante ter em mãos um bom planejamento e também mapear cada detalhe da jornada de seu cliente.

O resultado mais incrível de alcançar este nível de experiência junto ao seu consumidor é de que eles se tornam propagadores da sua marca, defendendo-a de forma espontânea.

E não se esqueçam, todos nós somos responsáveis pela experiência do nosso cliente!