fbpx
Pular para o conteúdo
Transforme seu atendimento em estratégia de Vendas
Atendimento e Estratégias de Vendas

A Experiência de Atendimento é um dos assuntos mais frequentes por aqui e não é à toa! Além de ser uma importante tática para conquistar e fidelizar clientes, um atendimento de qualidade também tem tudo para se tornar uma potente estratégia de vendas.  

Afinal, o atendimento está diretamente relacionado à experiência que o cliente tem, teve e ainda terá com a marca, servindo inclusive como indicativo de que o negócio irá se destacar no mercado. Por isso, se você quer transformar o seu atendimento em um aliado nas estratégias de venda continue essa leitura!

A importância da experiência de atendimento 

Por muito tempo, a preocupação com a experiência do cliente foi considerada uma tendência do mercado. Porém, ela é e precisa ser tratada como realidade, uma vez que está diretamente conectada ao desempenho de um negócio.

74% dos consumidores preferem fechar negócio com uma marca que ofereça uma boa experiência, mesmo que para isso precisem gastar mais. 

Fonte: CX Trends 2022

A pandemia dos últimos anos elevou o padrão de atendimento ao cliente, mas muitas marcas ainda tratam a área como uma demanda secundária. Entretanto, deixando de atender às expectativas de seus clientes, elas acabam por prejudicar seus próprios resultados financeiros. 

Em 2020, a pesquisa The State of CX Management já apontava que mais de 70% das empresas que oferecem uma boa experiência ao cliente faturam mais do que os concorrentes. No Brasil, a cada 3 pessoas que decidem fazer uma compra, 2 desistem por causa de uma experiência ruim. Ou seja, quantas vendas perdidas uma boa estratégia não poderia ter evitado? 

Para contornar esse tipo de problema, o ideal é definir o que a sua empresa pode oferecer para uma experiência mais agradável e positiva.

Como transformar o seu atendimento

Quando o assunto é experiência no atendimento, um dos erros mais comuns que as marcas cometem é considerar apenas o pós-vendas. Uma vez que a experiência com a marca começa muito antes da primeira compra. Portanto, o primeiro passo para transformar a sua estratégia de atendimento é entender que a experiência do cliente começa muito antes da jornada de compra.

93% dos consumidores pesquisam sobre o produto/serviço que desejam adquirir no Google ou outros buscadores antes de realizar a compra. 

Fonte: State of Search Brasil 2

Portanto, oferecer canais de fácil acesso para o consumidor tirar suas dúvidas é o primeiro passo para transformar o seu atendimento em um importante aliado de vendas. Mas lembre-se, neste momento o ideal é diminuir ao máximo os atritos durante a jornada do cliente e, para isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada. 

Oferecer diferentes canais de atendimento é fundamental para que o cliente se sinta confiante de que encontrará o que precisa e seguro de que suas dúvidas serão solucionadas. Por isso, é necessário investir em soluções para otimizar não só a gestão de vendas, mas também o atendimento. Uma vez que os canais de interação precisam manter um padrão de qualidade que garanta a satisfação do cliente do início ao final do atendimento.

Atendimento e estratégias de vendas 

Quando o assunto é experiência no atendimento, um dos erros mais comuns que as marcas cometem é considerar apenas o pós-vendas. Uma vez que a experiência com a marca começa muito antes da primeira compra. 

Oferecer canais de fácil acesso para o consumidor tirar suas dúvidas é o primeiro passo para transformar o seu atendimento em um importante aliado de vendas. Mas lembre-se, neste momento o ideal é diminuir ao máximo os atritos durante a jornada do cliente e, para isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada. 

Contar com diferentes canais de atendimento é fundamental para que o cliente se sinta confiante de que encontrará tudo o que precisa e ainda se sinta seguro de que suas dúvidas serão solucionadas. Por isso, é necessário investir em soluções para otimizar não só a gestão de vendas, mas também o atendimento. Uma vez que os canais de interação precisam manter um padrão de qualidade que garanta a satisfação do cliente do início ao final do atendimento. 

Mas quais os primeiros passos a serem dados para transformar de vez a sua estratégia? Confira abaixo:

Conheça seus clientes

Conhecer bem seus clientes é a etapa inicial de toda boa estratégia de atendimento. Pois, dessa forma é possível identificar com facilidade leads em potencial, prever demandas e aumentar retenção. Portanto, analise profundamente seus clientes e tenha em mãos dados e insights importantes sobre seu público! 

Informações organizadas

Mantenha todo o levantamento de dados da sua empresa a respeito de seus clientes em um só lugar. Dessa forma, além de facilitar a gestão do atendimento é possível  criar estratégias de vendas personalizadas de forma ágil. 

Seja omnichannel

Segundo o CX Trends 2022, apenas um terço das empresas são omnichannel, entretanto 73% dos consumidores utilizam mais de um canal durante sua jornada de compra, de acordo com a Harvard Business Review. Ou seja, não espere mais para investir em soluções omnichannel e facilite o atendimento em todos os pontos de contato. 

Referência no atendimento

O que define que clientes e consumidores queiram fazer negócios novamente com a sua marca é a sua experiência, ou seja, o quanto eles foram bem tratados e quão proveitosa foi a jornada. Logo, uma marca com uma boa jornada do cliente tem mais chance de agradar e fidelizar seus clientes, além de aumentar sua reputação boca-a-boca. 

Hoje, os consumidores não buscam apenas produtos, mas uma experiência relevante durante o seu processo de aquisição. Logo, o atendimento ao cliente e a gestão de vendas estão diretamente relacionadas, já que ambos contribuem para a retenção e aumento da receita do negócio.

Seja você também um líder em Estratégia de Vendas

Em 2022, a Smart NX foi reconhecida como Líder em Estratégia de Vendas/Televendas pelo Prêmio ClienteSA, consolidada premiação que destaca as melhores práticas do mercado e identifica as empresas líderes em qualidade dos serviços oferecidos. 

O case vencedor apresentou os resultados do projeto “Balconista Digital”, criado a partir das soluções Smart NX para suprir as necessidades das Drogarias Pacheco e São Paulo, como a alta demanda imposta pela pandemia. Em apenas 6 meses, o Grupo DPSP ampliou a oferta de seus serviços farmacêuticos e aumentou suas vendas em 15.000%.

Esse resultado reforça não só a importância de se utilizar a tecnologia para compreender e atender as necessidades do consumidor, como também a possibilidade de utilizar a experiência de atendimento como uma estratégia de vendas lucrativa. 

Atualmente, um dos grandes desafios do mercado é entregar uma jornada de experiência para seus clientes e consumidores que seja capaz de gerar boas oportunidades para ambos os lados. Por isso, que tal contar com a Smart NX para transformar o seu negócio? 

Clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.