7 maneiras de aumentar suas vendas com o CRM
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português, é uma estratégia para gerenciar  as interações entre o cliente e a empresa, e colocá-lo  como o principal foco organização. Assim, é possível antecipar as necessidades de cada cliente e atende-lo da melhor forma.

Essa estratégia tem seu foco completamente voltado para o cliente ao invés dos produtos da empresa. Para isso, envolve as áreas de vendas, marketing e o atendimento.

Mas atenção, não confunda a estratégia de negócio com os softwares de CRM, que facilitam essa gestão. Esses sistemas otimizam e simplificam os processos comerciais e organizam a rotina da equipe de vendas.

No artigo de hoje, você vai conhecer melhor o CRM, estratégia e software, e vai descobrir 7 maneiras de aumentar suas vendas com ele. Confira!

 

O sistema CRM

Um software de CRM torna mais fácil lidar com o processo de vendas. Quando utilizado de forma correta, ele é fundamental para alinhar todos os processos, atrair e reter clientes, e diminuir o tempo necessário para o fechamento de um negócio. Ele pode ser dividido em dois blocos: sistema de interação e de aquisição do conhecimento.

 

Sistema de interação

Nesse tipo, se enquadram os sistemas de automatização dos canais de atendimento (Call Center), sistema de força de venda (SFA) e os sistemas de frente de caixa (PDV`s). Com esses sistemas, você conhecer melhor seu público, organiza os produtos, registra as vendas e muito mais.

 

Sistemas de aquisição do conhecimento

Esses sistemas são aqueles utilizados para analisar todos os dados coletados pelo call center, pela força de vendas, por todos os sistemas de interação. Essas informações são organizadas em gráficos e relatórios para facilitar a tomada de decisões.

Com a utilização desses sistemas, é possível identificar o melhor momento para criar campanhas, as melhores oportunidades de negócio, melhorar as etapas de venda e a analisar a satisfação dos clientes.

 

7 maneiras de aumentar suas vendas com o CRM

E quem acredita que o CRM só serve para melhorar a eficiência e as entregas para o cliente, está perdendo uma grande oportunidade de aumentar vendas!

Com o que já foi apresentado até aqui, fica óbvio que o CRM, tanto estratégia quanto software, ajuda a aumentar as vendas da sua empresa. Mesmo assim, listamos 7 maneiras para garantir esse aumento usando um software de CRM.

 

Mantenha a equipe de vendas bem informada

Coordene as atividades na hora de entrar em contato com os leads. Pense no seguinte: se um cliente recebe várias ligações de uma mesma empresa, e tem que sempre repetir a mesma informação, esta não será uma organização com a qual ele se sentirá confortável em fazer negócio.

Um CRM ajudará sua equipe de vendas a acompanhar toda a jornada de compra de determinado cliente, evitando desgastá-lo com ligações desnecessárias e desorganizadas.

Acompanhe de perto o seu funil

Defina bem o seu funil de vendas e acompanhe o status de cada cliente, desenvolvendo estratégias de acordo com cada estágio. O sistema CRM irá ajudá-lo a enxergar isso de maneira simples, permitindo o monitoramento constante dos dados e o planejamento de ações assertivas.

Aloque melhor seus recursos de vendas

Alguns clientes podem exigir maiores recursos do que outros. Acontece que alguns prospects exigem maior concentração de esforços, enquanto que com outros não é necessário gastar tanta energia.

O CRM, nesse caso, te permite enxergar rapidamente como os seus recursos de vendas estão distribuídos. Isto torna mais fácil fazer decisões inteligentes sobre como melhor delegar e designar tarefas.

Facilite a gestão do time de vendas

Como já falamos, com um software de CRM é possível acompanhar de perto todo o processo de vendas, do primeiro contato com o cliente até o envio de orçamento e fechamento. Além disso, também é possível monitorar as ações do seu time, todas as tarefas e atividades.

Com todas essas informações reunidas em uma única plataforma, é bem mais fácil para o gestor  acompanhar o desempenho do seu time e, quando necessário, propor mudanças.

Organize a rotina da sua equipe

Aproveite o CRM para organizar a agenda da sua equipe, inserir observações sobre clientes, produtos e tarefas. Distribuir tarefas e acompanhar o seu desenvolvimento. Assim, você facilita o trabalho de cada membro da sua equipe, o que aumenta a produtividade e gera mais resultados.

Dê feedbacks aos membros do seu time

Os membros da sua força de vendas precisam saber como eles estão indo individualmente. Cada um está atingindo suas metas? Se não, o que falta para conseguirem?

Um programa como o CRM pode dar à sua equipe de vendas uma maneira fácil de aferir seu desempenho e encontrar as melhores soluções para aprimorar o serviço prestado. Afinal, o primeiro passo para corrigir erros é identificá-los.

Simplifique seus relatórios e registro de dados

O software CRM facilita em muitos aspectos a rotina da sua equipe de vendas — inclusive, a geração de relatórios. Com ele, você pode registrar automaticamente quantas ligações foram feitas em um dia e quanto tempo for gasto em cada uma delas.

Essa funcionalidade poupa tempo da sua equipe de vendas, que poderá focar no seu objetivo principal: vender! Além disso, o CRM permite uma melhor visualização desses dados, gerando relatórios que podem ser extraídos com a periodicidade desejada.

Agora que você já sabe como aumentar vendas com o CRM, tudo que precisa fazer é escolher o sistema que melhor se encaixa no perfil da sua empresa e implantá-lo o quanto antes! Certamente, utilizar um software CRM é uma grande oportunidade de vender mais, basta saber como aproveitar melhor cada uma de suas funcionalidades.

Pronto para aumentar vendas, melhorar sua produtividade e seus resultados? Compartilhe com a gente a sua experiência com o sistema CRM!

E se você ainda não encontrou uma solução que atenda completamente as necessidades do seu negócio, peça uma demonstração gratuita do NX CRM. Conheça todos os recursos da ferramenta e descubra como implementá-los na rotina do seu negócio. Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar a transformar a sua empresa.

 

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?