fbpx
Pular para o conteúdo
Como os chatbots podem transformar o seu negócio
Chatbots para transformar o seu negócio

Os chatbots estão sendo cada vez mais utilizados pelo mercado nos mais diversos segmentos, do varejo à saúde. Isso porque, com o desenvolvimento da tecnologia, a forma como empresas e clientes se relacionam vem mudando constantemente. Estar disponível 24h por dia, nos 7 dias da semana, nunca foi tão necessário e a experiência do cliente passou a ser uma preocupação real para as empresas.

Mas o que é um chatbot para empresas?

Chatbots são softwares que gerenciam a troca de mensagens ao simular conversas humanas. Eles se comunicam com o consumidor no lugar de um atendente humano e podem responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial. Atualmente, diversos canais já possibilitam a utilização desse tipo de automação, como Facebook, Telegram, WhatsApp e sites em geral. 

Para sua utilização, é necessário integrá-lo ao sistema utilizado por sua empresa. Dessa forma, sua atuação poderá se expandir para toda a estratégia de comunicação utilizada, do contato com o cliente até a finalização de um cadastro. 

Porém, para que a ferramenta seja funcional e possa entender o que o consumidor deseja, é necessário que ela consiga compreender todas as possíveis jornadas dentro de sua empresa e por isso ela precisa estar em constante aprendizado e atualização. A Smart NX, por exemplo, conta com um time de curadoria que acompanha desde a criação do bot até os resultados obtidos pela ferramenta. 

Quando utilizar um chatbot?

Venda e pós-venda

Muitas marcas já utilizavam diferentes canais para o relacionamento com o cliente. Porém, com a pandemia, a multicanalidade se tornou ainda mais forte e uma das formas de tornar o atendimento ágil e assertivo dentro de todos os canais é através da utilização de bots durante toda a jornada do consumidor, ou seja, da venda ao pós-venda. 

Atendimento a Clientes / SAC

Uma das aplicações mais comuns do chatbot é no serviço de atendimento ao consumidor. No SAC, eles realizam serviços de atendimento baseando-se nas dúvidas mais frequentes já registradas em seu banco de dados. Seu principal objetivo é reduzir filas de espera e otimizar o trabalho de operadores humanos, que poderão se dedicar a demandas mais complexas.   

Pesquisa

A utilização de chatbots pode ser muito útil para pesquisa e qualificação de leads. Pois, através de uma lista de perguntas enviadas de forma automatizada, é possível conhecer melhor o seu cliente e tornar suas estratégias bem direcionadas. Além disso, os bots podem tornar extensas pesquisas em diálogos amigáveis, evitando a dispersão ou abandono do processo antes de sua conclusão.

Aquisição de Cartão

Com o isolamento social, a oferta de aquisição de cartões private label, os chamados cartões por lojas, foi fortemente impactada. Porém, através da utilização de um chatbot aliado a um bom sistema de extração automatizada de dados de documentos (OCR), como o disponibilizado pela nossa parceira idwall, é possível criar processos de aquisição de crédito por meio de canais como o WhatsApp com segurança e agilidade. O grande diferencial de um bom e seguro sistema de Chatbot são:

  • Extração de dados em documento com OCR
  • Autenticação de usuários por foto
  • Consulta de dados ágil em mais de 200 fontes
  • Redução de fraude com cadastro SDK Mobile
  • Canais digitais com validação
  • Chatbot integrado a features antifraude

Quais os principais benefícios dos chatbots?

Com tudo o que falamos até aqui, já deu para perceber que os chatbots podem ser utilizados para diversos objetivos nos mais variados setores, trazendo inúmeros benefícios, como:  

  • Disponibilidade 24h por dia, nos 7 dias da semana;
  • Otimização e automatização de processos;
  • Redução de custos;
  • Geração de múltiplos canais de atendimento;
  • Maior produtividade das equipes de atendimento.

Como implementar um chatbot?

A maneira mais eficaz de implementar um chatbot é contando com uma plataforma especializada em sua construção. Através dela, sua marca definirá o fluxo a ser seguido e o conteúdo das conversas, além de vinculá-lo nos canais pretendidos. 

Mas antes de implementar a estratégia em seu negócio, é importante definir:

  • O objetivo do bot, ou seja, quais suas principais funções;
  • Sua escala de atuação, pois é preciso integrar a sua equipe à nova tecnologia. Para isso, defina períodos de teste. 
  • Seus canais de atuação, então saiba exatamente onde seu cliente está e escolha os canais mais adequados. 

A utilização de um chatbot pode trazer inúmeras melhorias para um negócio. Por isso, a Smart NX oferece todo o apoio para sua construção e implementação através de uma equipe altamente qualificada. Transforme o relacionamento de sua empresa com clientes e consumidores, conheça a  Smart NX!