8 dicas para garantir um bom relacionamento com o cliente
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Provavelmente, você já ouviu falar que conquistar um cliente custa 5 vezes mais caro do que manter um que você já tem. Além de verdadeira, essa máxima é repetida constantemente e já é bem conhecida. Mas mesmo assim, muitas empresas se esquecem que garantir um bom relacionamento com o cliente é mais importante que prospectar novos e buscar oportunidades de vendas.

A sua empresa pode oferecer um produto excelente, ter uma equipe competente e contar com tecnologias de ponta, mas sem clientes, o negócio não se desenvolverá. Um cliente satisfeito, além de ser fiel a sua marca é o melhor promotor dela, por isso é tão fundamental para o seu desenvolvimento.

É importante ter consciência que o relacionamento com o cliente começa muito antes no processo de vendas e vai muito além do seu fechamento. Ele exige muita conversa, atenção e paciência.

Preparamos o artigo de hoje, para te mostrar 8 dicas  para garantir um relacionamento com o cliente eficiente na sua empresa. Continue acompanhando!

Atender bem

Quando o cliente procura a sua empresa, seja fisicamente ou pelos canais de atendimento, é porque está procurando algum produto ou serviço, ou precisa resolver algum problema. Se nesse primeiro momento, ele não tiver uma boa experiência de atendimento, dificilmente vai se interessar em fazer negócio com a sua empresa.

É preciso atender o cliente como você gostaria de ser atendido, sem pensar apenas no que você tem a oferecer, e sim nas necessidades dele, com muita educação e cordialidade.

Pensar em longo prazo

O relacionamento com o cliente sempre deve ser pensado em longo prazo e nunca apenas no decorrer de uma venda. Fechar uma venda para alguém que não ficará completamente satisfeito ou ficará com uma impressão ruim da sua empresa, não é lucro.

O que conta para o sucesso da sua empresa, é fidelizar os clientes, não apenas no sentido de vender, mas no de promover os seus produtos e serviços para outras pessoas.

Convencer um cliente a comprar o seu produto, ainda que ele não atenda perfeitamente suas necessidades e anseios, não é um bom negócio.

Conhecer bem o cliente

Conhecer bem o seu cliente é uma tarefa fundamental para um bom relacionamento. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é muito mais fácil levantar informações sobre cada cliente, principalmente quando ele chega por canais digitais.

Na maioria dos negócios, inicialmente é interessante coletar dados básicos, como email e telefone. Ao longo do relacionamento, é possível reunir mais informações, como suas preferências, necessidades e hábitos. Além de ajudar a construir um relacionamento mais firme e de confiança, essas informações servem para traçar perfis de clientes.

Para saber quais os dados devem ser solicitados no primeiro momento e quais não, é preciso discutir com a equipe comercial para compreender as informações criticas para iniciar o fluxo de vendas. É preciso ficar atento, pois eles variam de acordo com cada negócio.

Tenha em mente que conhecer o seu público-alvo fará toda a diferença nos negócios, e, uma vez definido quem ele é será muito mais fácil traçar estratégias para retê-lo.

Cuidar do pós-venda

Não atuar no pós-venda é pior que deixar de vender. E são raras as empresas que se preocupam com a satisfação do cliente após fechar uma venda, e deixam de saber como seu produto ou serviço foi recebido pelo cliente. Também é raro encontrar uma empresa que pesquise as opiniões dos clientes e dê retorno sobre reclamações e sugestões.

Fazer uma breve pesquisa no pós-venda é essencial para saber como vai o seu cliente. Existem inúmeras ferramentas de pesquisa online gratuitas que oferecem um serviço de gestão de clientes de ótima qualidade. A análise dos resultados é muito útil, dedique algum tempo ao fazê-la.

Se preocupar com o relacionamento com o cliente em todas as fases da venda

Nós acabamos de falar da importância do pós-venda para a fidelização do cliente. Mas é importante ressaltar que essa não deve ser a única fase focada no relacionamento.

As boas interações precisam acontecer em todas as fases do processo de vendas, desde a o primeiro contato. Uma má impressão, em qualquer etapa, é prejudicial.

Resolver os problemas

Se um cliente entra em contato com a sua empresa para resolver um problema, seja antes ou depois de fazer uma compra, ele espera encontrar a solução. Mas se ele não consegue resolver ou nem recebe um bom atendimento, a frustração é grande e o relacionamento é prejudicado.

O ideal é que os clientes nem enfrentem problemas com os produtos e serviços da sua empresa, mas quando isso acontecer, é preciso resolvê-los de forma eficiente. É fundamental que as pessoas responsáveis pelo atendimento tenham autonomia para tomarem as medidas necessárias para isso e nunca prometam o que não podem cumprir.

Contar com uma equipe bem preparada, que resolva os problemas. é mais importante para o bom relacionamento com o cliente, do que um time de vendedores simpáticos e bons de lábia.

Usar a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem várias soluções para ajudar a gerenciar clientes e a se relacionar com eles. Eles ajudam desde a prospecção, passando pelo atendimento até o envio de campanha. É preciso aproveitar as tecnologias disponíveis e encontrar a que melhor se adapta as necessidades da sua empresa.

Nesse sentido, existe o CRM (sigla em inglês para Customer Relationship Management), que é um sistema de gestão de clientes. A implantação de um bom CRM vai te ajudar em todas as etapas do processo de vendas.

Conheça seus principais tipos:

  • CRM Operacional – Usado para registro dos atendimentos e atividades executadas com o cliente,
  • CRM Colaborativo – Contato com o cliente através de e-mail, redes sociais, contato telefônico, etc.
  • CRM Analítico – Gera relatórios de análise de resultados, tendências e trabalha com o comportamento do cliente.

Saber qual deles escolher pode dar um direcionamento mais assertivo às suas estratégias.

Além de soluções de gestão, também é interessante saber utilizar as redes sociais no relacionamento com o cliente. Interagir com os clientes em tempo real através dos canais sociais, gera uma proximidade com a empresa e mais confiança.

Usar o feedback do cliente como indicador de qualidade

A melhor forma de saber se seus produtos e serviços tem qualidade ou não, é ouvir o feedback dos clientes. É preciso prestar atenção no que os clientes estão falando sobre o seu negócio, analisar e promover as mudanças necessárias.

É muito comum ver as empresas perderem os seus clientes por não saberem como retê-los após a conversão. Conhecer o seu cliente e saber quais são as reais necessidades dele é um diferencial e merece destaque no planejamento do seu negócio.

Como está o relacionamento com o cliente na sua empresa? Se essas dicas que apresentamos aqui ainda não fazem parte da sua estratégia, é hora de mudar. Compartilhe sua opinião e sua experiência com a gente, através dos comentários.

 

Banner nx crm

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?