Formas de Melhorar o Relacionamento com Cliente
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sabe-se que o bom relacionamento com cliente é essencial para fidelizá-lo e se destacar no mercado. Mas quais são as formas disponíveis para melhorar essa ligação?

Todos nós somos consumidores e sabemos o quão importante é o bom relacionamento com cliente no dia a dia. As empresas estão cada vez mais oferecendo diferenciais para conquistar seu público e estar à frente da concorrência, as que estão estagnadas certamente perderão posições rapidamente num mercado extremamente competitivo e dinâmico.

Quando se fala em relacionamento com cliente, a primeira coisa que vem à cabeça é o pós-venda, com foco em fidelização. Porém um dos passos mais importantes para melhorar essa relação vem bem antes da consolidação da relação comercial através da prospecção.

 

A Prospecção e o Relacionamento

O relacionamento com cliente começa com uma boa sondagem, visando conhecer melhor o consumidor e dar a ele um excelente atendimento e suprimento de suas necessidades.

A relação deve ser semeada e cuidada com cautela, e a prospecção faz isso. No entanto, segundo um estudo realizado pela empresa de pesquisas Braun Research, o principal desafio no relacionamento com o cliente vem após o entendimento de suas necessidades.

A máxima de que só se pode ter uma relação produtiva, confiável e duradoura, seja ela comercial ou afetiva, se inicia com o conhecimento dos lados, identificação das suas necessidades, desejos e objetivos. Estas são as chaves do sucesso.

 

Formas de Melhorar o Relacionamento com Cliente

 

Agora que entendi a necessidade, o que devo fazer para melhorar meu Relacionamento com Cliente?

O relacionamento com o cliente acompanha os passos de uma venda. Querer iniciar o relacionamento depois de um atendimento ruim é praticamente impossível. Quando o atendimento não é satisfatório, dificilmente o comprador prossegue com a negociação, e caso prossiga, não o fará com plena confiança.

 

Dicas importantes para o relacionamento com o cliente:

  1. Coloque-se sempre no lugar do consumidor, trate-o da forma que gostaria de ser tratado. Pense no comprador, não no quanto seria bom ele fazer negócio com sua empresa. Verifique se está focado na verdadeira necessidade dele.
  2. Não pense apenas no agora, pense em longo prazo. Antes de tentar “empurrar” seu produto, verifique se é o que o comprador necessita e se o mesmo fará a diferença de forma positiva na vida dele.
  3. Seja sempre sincero e respeite o consumidor de todas as formas. Entenda qual é o momento certo para oferecer seu produto e que o comprador tem um desejo, seu dever é transformá-lo em realidade.
  4. O atendimento é a principal via para uma empresa, através desse caminho é que sabemos se o relacionamento será prolongado ou não. A vontade de atender bem e suprir as necessidades e expectativas do consumidor é a chave para a melhoria do atendimento. Garanta a satisfação e ele não procurará outra empresa.

 

A partir desses itens você garante destaque dentro mercado em que está inserido, satisfará seus consumidores, manterá o contato com eles, será recomendado para novos que serão prospectados e o ciclo se repetirá tendo o mais importante: o melhor relacionamento com o cliente possível.

 

Quer mais dicas de como melhorar o atendimento? Acompanhe nosso blog!

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?