Sistema CRM – Como incentivar sua a equipe a utilizá-lo ?

PorMarketing Atualizado em 2 de junho de 2015

Possuir informações relevantes sobre os processos e a performance dos departamentos de sua empresa, pode ser o diferencial no momento de tomar decisões estratégicas. E isso vale para o Sistema CRM que é usado pelo seu time comercial.

Decisões rápidas e definir estratégias vencedoras é a grande “carta na manga” dos atuais Gerentes de Vendas, que para conseguir bons resultados, devem incentivar sua equipe a trabalhar em favor da tecnologia e principalmente alimentando o Sistema CRM da empresa.

Muitos gestores alegam que conscientizar sua equipe a manter as informações sempre atualizadas no Sistema CRM, é um de seus grandes desafios, e há casos em que esta atividade conta até como requisito para alcançar metas departamentais (que é um incentivo válido!).

Abaixo apresentamos 05 estratégias eficientes que podem facilitar gestores comerciais no processo de engajamento de sua equipe comercial ao Sistema CRM:

O Sistema CRM deve realmente ser útil.

Um dos grandes benefícios para os representantes comerciais na utilização de um bom sistema de CRM é a economia de tempo que suas funcionalidades podem oferecer.

Mesmo que um dos objetivos finais da implantação de um CRM seja o de gerar informações para a administração da empresa, vale a pena o gestor apresentar formalmente o leque de benefícios diretos para toda a equipe de vendas.

No processo de pré-implantação, vale destacar ao seu time: Análises históricas precisas de dados, ganhos na economia de tempo, análise de funil de vendas.

Coloque sua equipe a par do projeto

É comum que muitas empresas implantem novos sistemas com prazos apertados e com o mínimo de treinamento dos usuários, muitas vezes de forma online e sem a devida comunicação interna.

Vale a pena trabalhar um processo de comunicação interna em sua empresa, criar a correta expectativa e buscar mais engajamento e apoio antes do lançamento oficial. Envolva seu time de forma antecipada e forneça feedbacks que aumentem o foco dos benefícios do uso do novo Sistema de CRM.

Para equipes deslocadas, vale a pena criar uma campanha de marketing interna com toda a equipe comercial e filiais, pois pode ajudar muito nesta adesão. Mostre os avanços do projeto sempre com comunicações via e-mails.

Permita que a equipe de Marketing use o CRM

Um bom sistema de CRM deve ser usado de forma integrada e sinérgica por diferentes equipes e departamentos em sua empresa, o qual destacamos: Marketing e Financeiro.

A ideia é que o sistema reflita sempre a metodologia que a equipe comercial está utilizando e não como as demais equipes esperem que o sistema funcione. Desta forma a equipe comercial ficará mais aderente ao processo de trabalho e permitirá ainda, que o gestor comercial possa ser alinhado por outros líderes e recebendo mais suporte estratégico.

Não sufoque sua equipe com informações frequentes

Uma implantação de sistema, geralmente envolve várias frentes e pessoas, e quando atingem um certo grau de maturidade de implantação, geram uma quantidade grande de alertas e avisos.

É ideal que uma nova implantação comece a ser implantada de forma gradativa e que um pacote básico de recursos possa ser inserido na “primeira onda”. Planeje cargas mensais ou bimestrais de novas funcionalidades, e a medida que a equipe se sentir à vontade aprofunde a adoção de novas ferramentas.

Este processo permite que se crie engajamento e maior sinergia de uso do novo Sistema CRM.

Integre o Sistema CRM com outras ferramentas.

Mas os Gerentes de Venda devem estimular a adoção do Sistema CRM buscando formas de juntar outras ferramentas, que reduzam a dupla entrada de dados, evitando dados desatualizados entre os sistemas.

A ideia é manter sempre tudo muito simples principalmente quando o assunto é tecnologia.

Busque sempre soluções integradas além do simples cadastro de clientes, produtos o registro das interações com os clientes, possam ser integrados pedidos, processo de acompanhamento de informações, workflows para solicitação de tarefas e principalmente um bom dashboard com visão única

Leia também: CRM – Avalie em tempo real seu time de vendas.