Tendências do Varejo para ficar atento

O ano de 2015 foi e tem sido um ano de muitas tendências e promessas, principalmente no setor varejista. Mas você sabe quais são as principais e a relação delas com a tecnologia? Confira as 5 principais tendências do varejo.

Desde o fim do ano passado diversas previsões têm sido feitas para o setor varejista e todas elas estão relacionadas a um atendimento personalizado e a integração do e-commerce com aplicativos e lojas físicas, ou seja, unir todas as formas de atendimento de acordo com cada cliente.

 

5 principais tendências do varejo

 

Omnichannel

O Omnichannel visa unificar todas as formas de vendas (E-Commerce, Social Commerce, M-Commerce e In Store) em uma única plataforma. Ou seja, não importa qual é o seu tipo de cliente, ele quer ser bem atendido e levar o seu produto, e isso depende de você.

Relatórios feitos no ano passado de empresas do setor alegam que 85% dos gestores do varejo creem que dentro de cinco anos as lojas físicas serão apenas um ponto de experiência. O cliente vai até a loja ver o produto em mãos para comprá-lo online.

O comércio também conta com a ajuda de aplicativos que orientarão os clientes e permitirão que ele compre quando e como achar melhor. Não haverá mais barreiras entre as lojas físicas e virtuais.

Para isso os vendedores devem estar ainda mais capacitados para unir as melhores qualidades de cada ponto de venda: a informação especializada e aprofundada, e a facilidade da entrega a domicílio.

Mobile

O mobile deixou de ser tendência há tempos e já é uma realidade do nosso dia a dia. Diversos varejistas já oferecem plataformas para a compra de produtos na palma da mão de seus clientes, o que facilita e acelera os processos. Além disso, o consumidor confia cada vez mais na compra virtual e a tem preferido às lojas físicas.

Você sabia que 19% das vendas realizadas sofrem influência do mobile? Isso se deve ao fato de quando o consumidor vai comprar um produto os sites logo sugerem outros que podem acompanhar a compra.

Considerando também que mais da metade da população brasileira tem acesso à Internet via smartphone, o investimento nesse setor é garantia de sucesso nas vendas.

Tendências do Varejo para ficar atento

 

Big Data

Sempre falamos sobre a fidelização de clientes, e Big Data é a maior tendência para isso dentro do varejo. Segundo um estudo publicado pelo jornal americano The Economist, 72% dos varejistas têm coletado e analisado dados sobre seu público.

O estudo também mostra que o uso desses dados deu retorno em pelo menos três áreas do comércio: adequação do atendimento ao seu público alvo, direcionamento da receita e acessibilidade a novos mercados.

Mais da metade dos que apostaram nessa tendência obtiveram ótimos resultados e retorno quase imediato e deram a credibilidade total para o uso do Big Data.

A importância disso se dá por conhecer melhor o consumidor e assim personalizar cada vez mais o atendimento, e mesmo a recepção online trata seu consumidor de acordo com seus gostos e preferências individualmente, o que deve ser prioridade para o cliente.

Tendências do Varejo para ficar atento em 2015

 

Dinamismo na Precificação

Muito comum no comércio americano, esta tendência visa identificar qual é o preço que o concorrente direto está oferecendo e saber como isto afeta diretamente em sua demanda. Portanto quando visualizar uma situação em que o preço de um concorrente específico e relevante afeta nas suas próprias vendas, alterar o valor para aproximá-lo da concorrência.

No entanto não se deve implantar o sistema agora e esperar resultados imediatos, pois é necessária muita pesquisa, análise de resultados, coleta de feedbacks e assim construir a confiança tanto do público interno quanto externo, pois é difícil colocar em prática a dinâmica da precificação.

 

Atendimento/Experiência Personalizados

Já deu para perceber que a união de todos os itens citados anteriormente traz como resultado a customização no atendimento, o que faz com que o consumidor de sinta único.

O principal aspecto do atendimento personalizado é a interatividade do virtual com o físico, ou seja, trazer para o consumidor que vai até uma loja a mesma sensação que ele tem ao se sentir único dentro do site.

O consumidor a cada dia mais terá acesso às maiores tecnologias e isso fará com que ele se sinta ainda mais especial e ache importante a necessidade do atendimento personalizado. Investindo nisso você o fará se sentir como ele deve e isso o fidelizará, te trazendo o retorno viabilizado no começo do investimento.

Tendências do Varejo para ficar atento em 2015

 

Com as soluções integradas da Smart NX é possível alcançar a todas essas tendências do varejo e estar preparado para liderar o mercado varejista em 2016.

Confira no nosso site e conheça melhor nossos serviços e como eles podem te ajudar ainda neste ano com as previsões citadas!