Tendências do Varejo para ficar atento

SAC
Tempo de leitura: 3 minutos
Última atualização: 20/08/2024

O ano de 2015 foi e tem sido um ano de muitas tendências e promessas, principalmente no setor varejista. Mas você sabe quais são as principais e a relação delas com a tecnologia? Confira as 5 principais tendências do varejo.

Desde o fim do ano passado diversas previsões têm sido feitas para o setor varejista e todas elas estão relacionadas a um atendimento personalizado e a integração do e-commerce com aplicativos e lojas físicas, ou seja, unir todas as formas de atendimento de acordo com cada cliente.

5 principais tendências do varejo

Omnichannel

O Omnichannel visa unificar todas as formas de vendas (E-Commerce, Social Commerce, M-Commerce e In Store) em uma única plataforma. Ou seja, não importa qual é o seu tipo de cliente, ele quer ser bem atendido e levar o seu produto, e isso depende de você.

Relatórios feitos no ano passado de empresas do setor alegam que 85% dos gestores do varejo creem que dentro de cinco anos as lojas físicas serão apenas um ponto de experiência. O cliente vai até a loja ver o produto em mãos para comprá-lo online.

O comércio também conta com a ajuda de aplicativos que orientarão os clientes e permitirão que ele compre quando e como achar melhor. Não haverá mais barreiras entre as lojas físicas e virtuais.

Para isso os vendedores devem estar ainda mais capacitados para unir as melhores qualidades de cada ponto de venda: a informação especializada e aprofundada, e a facilidade da entrega a domicílio.

Mobile

O mobile deixou de ser tendência há tempos e já é uma realidade do nosso dia a dia. Diversos varejistas já oferecem plataformas para a compra de produtos na palma da mão de seus clientes, o que facilita e acelera os processos. Além disso, o consumidor confia cada vez mais na compra virtual e a tem preferido às lojas físicas.

Você sabia que 19% das vendas realizadas sofrem influência do mobile? Isso se deve ao fato de quando o consumidor vai comprar um produto os sites logo sugerem outros que podem acompanhar a compra.

Considerando também que mais da metade da população brasileira tem acesso à Internet via smartphone, o investimento nesse setor é garantia de sucesso nas vendas.

Big Data

Sempre falamos sobre a fidelização de clientes, e Big Data é a maior tendência para isso dentro do varejo. Segundo um estudo publicado pelo jornal americano The Economist, 72% dos varejistas têm coletado e analisado dados sobre seu público.

O estudo também mostra que o uso desses dados deu retorno em pelo menos três áreas do comércio: adequação do atendimento ao seu público alvo, direcionamento da receita e acessibilidade a novos mercados.

Mais da metade dos que apostaram nessa tendência obtiveram ótimos resultados e retorno quase imediato e deram a credibilidade total para o uso do Big Data.

A importância disso se dá por conhecer melhor o consumidor e assim personalizar cada vez mais o atendimento, e mesmo a recepção online trata seu consumidor de acordo com seus gostos e preferências individualmente, o que deve ser prioridade para o cliente.

Dinamismo na Precificação

Muito comum no comércio americano, esta tendência visa identificar qual é o preço que o concorrente direto está oferecendo e saber como isto afeta diretamente em sua demanda. Portanto quando visualizar uma situação em que o preço de um concorrente específico e relevante afeta nas suas próprias vendas, alterar o valor para aproximá-lo da concorrência.

No entanto não se deve implantar o sistema agora e esperar resultados imediatos, pois é necessária muita pesquisa, análise de resultados, coleta de feedbacks e assim construir a confiança tanto do público interno quanto externo, pois é difícil colocar em prática a dinâmica da precificação.

Atendimento/Experiência Personalizados

Já deu para perceber que a união de todos os itens citados anteriormente traz como resultado a customização no atendimento, o que faz com que o consumidor de sinta único.

O principal aspecto do atendimento personalizado é a interatividade do virtual com o físico, ou seja, trazer para o consumidor que vai até uma loja a mesma sensação que ele tem ao se sentir único dentro do site.

O consumidor a cada dia mais terá acesso às maiores tecnologias e isso fará com que ele se sinta ainda mais especial e ache importante a necessidade do atendimento personalizado. Investindo nisso você o fará se sentir como ele deve e isso o fidelizará, te trazendo o retorno viabilizado no começo do investimento.

Com as soluções integradas da Smart NX é possível alcançar a todas essas tendências do varejo e estar preparado para liderar o mercado varejista em 2016.

Confira no nosso site e conheça melhor nossos serviços e como eles podem te ajudar ainda neste ano com as previsões citadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil Primeira plataforma CXaaS do Brasil

Descubra o poder do #CXaaS.

Converse com a gente!

Eleve o potencial da sua empresa com a Smart NX

* Preenchimento obrigatório | Política de Privacidade