Varejo Farmacêutico: 5 estratégias para otimizar seu negócio

Hoje, o varejo farmacêutico é o principal canal de distribuição de remédios para a população brasileira. Estima-se que o país possui cerca de 78,7 mil farmácias e drogarias, sendo que a taxa de abertura de novas lojas é de 10% ao ano. Enquanto o faturamento do varejo em geral tem encolhido nos últimos meses devido à pandemia do coronavírus, segundo dados IQVIA, o setor farma apresentou crescimento de 28,9% entre os meses de março e abril.

Se tratando de um serviço tão essencial para a população e considerando a crescente demanda neste momento de crise, é indispensável que o setor se adeque ao momento e busque, cada vez mais, melhorar a qualidade do serviço prestado e o atendimento ao consumidor. Pensando nisso, preparamos 5 dicas que irão ajudar a otimizar o seu varejo farmacêutico. Confira!

1 – DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS X AUMENTO AUTOMAÇÃO ATENDIMENTO

Com a disseminação do COVID-19, muitas empresas precisaram afastar funcionários que faziam parte do grupo de risco, além de diminuir a aglomeração dentro de seus estabelecimentos. Mas como dar conta da demanda crescente com reduzido número de funcionários? Simples, com a Automação de Atendimento!

Considerando as mudanças de comportamento dos clientes, que buscam evitar ao máximo o contato físico, as soluções tecnológicas ganharam um espaço ainda mais especial no coração dos varejistas. Por isso, a otimização dos processos de atendimento por meio da automação é uma alternativa extremamente atrativa.

Através de Agentes Virtuais, é possível criar processos de atendimento personalizados, produtivos e muito mais eficientes. Reduzindo custos e aumentando a satisfação e experiência do cliente!

2 – AUMENTE A QUALIDADE DE ATENDIMENTO

Como falamos anteriormente, o comportamento dos consumidores mudou e agora, mais do que nunca, é preciso investir em um bom relacionamento com o cliente, que se tornou mais imediatista e busca um atendimento que realmente supra suas necessidades.

Através de ferramentas como o NX Helpdesk, seu time de atendimento tem visão de todos os tickets e interações com clientes, sejam elas realizadas por e-mail, telefonia, chats, entre outros. Ao associa-lo a automação de atendimento, o gerenciamento de tickets proporcionará ao seu time a oportunidade de um atendimento rápido e assertivo.

3 – CENTRAL DE ATENDIMENTO PARA FARMÁCIAS

Com o aumento constante da demanda devido as restrições de circulação de pessoas e até lockdown em algumas cidades do país, a implantação de uma central de atendimento é estratégia indispensável para as grandes redes de varejo farmacêutico. Mais do que um Call Center, é preciso investir em uma central de atendimento altamente performática focada não só em operações de vendas, mas também no atendimento ao consumidor.

Em tempos de COVID-19, serviços como o de assistência farmacêutica domiciliar, previsto por lei desde 2009, foram diretamente afetados. Através do atendimento do Contact Center é possível minimizar os impactos a esse tipo de serviços, não só tirando dúvidas como oferecendo um atendimento humanizado e totalmente personalizado a seus clientes.

4 – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA GRANDES VAREJISTAS FARMACÊUTICOS

A crise ocasionada pela pandemia do coronavírus não tem data para terminar. Logo, as empresas precisam, a todo custo, estar onde seus clientes estão. Para o setor do varejo farmacêutico, esse é o momento de acelerar os projetos de Transformação Digital.

É preciso investir em mudanças e ter em mente que as tecnologias deverão estar no topo de todas as estratégias, desde o atendimento ao cliente até o controle de estoque, por exemplo. Estudar quais ferramentas podem tornar o seu negócio mais eficiente neste momento de crise pode ser a grande virada de chave. Por isso, te convidamos a saber mais sobre como e por que investir na Transformação Digital aqui!

5 – PARA AQUELES QUE JÁ SÃO MULTICANAL, É HORA DE CONSTRUIR UMA JORNADA OMNICHANNEL

Agora, se sua empresa já aderiu a Transformação Digital, este é o momento para construir e oferecer uma verdadeira jornada omnichannel para a seus clientes!

Para isso, é preciso estar em diferentes canais de comunicação com seu cliente, com o objetivo de não só estreitar a relação entre online e offline, mas também oferecer um verdadeiro atendimento wow. Mas como fazer isso?

Através de ferramentas como o NX Digital, você gerencia seus principais canais de atendimento em uma só plataforma. Assim, você tem a oportunidade de atender, vender e prospectar cliente de forma prática e realmente eficaz.

É preciso pensar no agora, mas é preciso também pensar no mundo pós-COVID. Sabemos que a retomada não será fácil, mas, apesar das perdas ocasionadas pelo momento, sabemos que haverá um ganho enorme em novas tecnologias, medicamentos e, consequentemente, no setor em geral. Por isso, nada melhor do que estar preparado para esse momento!