Aprenda a otimizar seus processos de cobrança com voicebots
cobrança
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para boa parte das empresas de contact center e varejo, os últimos meses têm sido instáveis na recuperação de crédito e cobrança. Segundo alguns dados do Banco Central, os índices de inadimplência em 2021 continuam a subir. Os números que já estavam em alta em 2020, sofreram um aumento de 5,1% em abril em relação ao mês anterior.

E é fato que esse índice impacta diretamente na gestão de cobrança nas empresas.

Em anos como 2020 e 2021, onde ainda sofremos com a pandemia do coronavírus, muitos fatores influenciam essa alta na inadimplência.

E por este motivo, as grandes empresas estão em busca de uma maior eficiência na gestão de cobrança. Afinal, normalmente em casos como recuperação de crédito e cobrança, há um maior desconforto por parte dos clientes que estão inadimplentes.

Sendo assim, é necessário investir em algumas medidas eficientes para otimizar esse processo de cobrança. Quer saber como? Continue lendo este artigo!

Como otimizar o processo de cobrança?

Há algumas estratégias que podem ajudar as grandes empresas a diminuírem o índice de inadimplência dos seus clientes. Mas, antes disso, é preciso pensar no perfil de cada um deles.

Sabemos que estamos passando por um momento atípico e instável, sobretudo na economia do país e do mundo. Portanto, é necessário levar em conta essa informação na hora de buscar por alternativas que otimizem esse processo. Como por exemplo:

  • Qual é o segmento da sua empresa?
  • Os seus clientes têm o costume de atrasar o pagamento?
  • Essa é uma situação recorrente?
  • Qual é o perfil econômico dos seus consumidores?

Essas são algumas das perguntas que devem ser levadas em consideração antes de efetivamente ser feito o fluxo de cobrança. Portanto, depois de respondidas, você terá um panorama mais claro de como realizar esse processo.

Feito isso, é preciso passar para a sua equipe a importância de priorizar valores mais altos e é claro, oferecer opções de pagamento que facilitem e sejam interessantes para que o consumidor quite a dívida com uma maior assertividade, sem perder o foco no relacionamento com o cliente.

Seja assertivo!

Facilitar o método de pagamento ou ser mais flexível em alguns casos, não quer dizer que a cobrança não será realizada com assertividade. É necessário buscar alternativas que sejam eficientes para a sua empresa e para o seu cliente, mas sempre com objetividade!

Como o Voicebot pode ser eficaz no meu processo de cobrança?

As soluções digitais vieram para ajudar empresas a ajustarem seus processos de forma mais eficiente e rápida.
Dessa forma, muitas empresas optaram por confiar em bots de automação que facilitaram a comunicação entre empresa e consumidor.

O voicebot é uma solução digital por voz muito eficaz em processos de cobrança! Isso porque ele é facilmente ajustável para uma comunicação mais fluida e personalizada com o cliente.

Além disso, clientes em inadimplência se sentem mais confortáveis em negociar com robôs do que com agentes humanos, muito por conta da privacidade. Afinal, muitos reagem com um certo desconforto quando o assunto é cobrança.

Se você quer saber como o voicebot pode ser eficaz na sua estratégia de cobrança, veja o case abaixo:

Sendo assim, o voicebot é capaz de realizar uma operação muito mais assertiva, sem constranger o seu consumidor. O que ajuda a sua marca a preservar o seu relacionamento com ele.

Além de todos os fatores citados acima, os canais digitais também são grandes facilitadores para os clientes que precisam de agilidade. Por isso, é necessário investir em canais de comunicação eficientes.

A Smart NX possui forte atuação em soluções tecnológicas. Por isso, o NX Voicebot pode elevar a sua empresa a patamares maiores, principalmente na efetividade em ações de cobrança.

Fale agora com um de nossos especialistas e agende uma demonstração.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?