Como uma boa Identidade Visual pode impactar o seu negócio
Como uma boa Identidade Visual pode impactar o seu negócio
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Toda empresa precisa de uma identidade visual? A resposta para essa pergunta é: definitivamente não!

Porém, caso queira se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, a identidade visual tem uma importância significativa para o sucesso da sua empresa, principalmente no início, quando você deseja ser notado.

Mas antes de entendermos qual a importância de uma identidade visual, faremos a seguinte dinâmica:

Pense em uma marca conhecida. Provavelmente, você deve ter pensado em 2 pontos:

  • Sua experiência com o produto ou serviço
  • A identidade visual dessa empresa

Uma simples prova disso é que ninguém esquece a cor ou a tipografia da Coca-Cola. Isso acontece porque estamos falando de componentes visuais que fazem parte da identidade da empresa. Ou seja, todos os elementos, como logotipo, tipografia, cores, imagens, ícones, sons e até mesmo cheiros, compõem sua identidade.

Importância da Identidade Visual para negócios

Identidade Visual da marca Coca-Cola

Qual a importância da Identidade Visual para o seu negócio? 

Existem inúmeros benefícios em uma identidade visual, principalmente quando ela é marcante e versátil, contribuindo para transmitir confiança e estabilidade ao consumidor. Mas quais são esses benefícios? 

Reconhecimento

Uma identidade visual adequada ajuda a fortalecer o seu posicionamento e se diferenciar do resto de seus concorrentes. 

Relacionamento

Criar um relacionamento saudável com seus clientes. Afinal, ela demonstra profissionalismo e com isso ele começa a se sentir seguro e confiável.

Longevidade

Cuidar da sua identidade visual permite que você reaja de forma rápida e adequada a qualquer mudança, o que garante à sua empresa uma existência longa e estável.

Economia

Se você criar uma identidade visual diferenciada, não perderá dinheiro a longo prazo. Pois, não haverá necessidade de se atualizar ou se reinventar, tornando sua identidade visual sempre reconhecida.

Seja Único 

Provavelmente, sua empresa não é a única na área que oferece produtos ou serviços específicos – existem várias empresas por aí vendendo a mesma coisa. Então, como se destacar e vencer a concorrência? Sendo diferente!

Sua identidade visual deve ser cuidadosamente planejada e detalhada. Em primeiro lugar, precisa ser coesa em relação a todos os elementos – cores, tipo de letra, logótipo, cartões de visita e redes sociais. Em segundo lugar, ela deve oferecer algo único e memorável, seja a mensagem que envia ou seu design geral.

É assim que as pessoas percebem você e começam a sentir que você é verdadeiro.

Como ela ajuda a aumentar as vendas?

A Identidade visual do seu negócio impacta diretamente nas vendas, considerando que ela pode influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor.

Quando um cliente tem uma boa impressão da sua marca, seja em um site moderno e organizado ou um produto que se destaca em uma prateleira, sua experiência é única,  e com isso sente a vontade para retornar, tornando-se fiel à marca. 

Portanto, uma identidade visual bem elaborada permite atrair cada vez mais clientes.

Contudo

Lembre-se de que não dá para ser diferente se você pensar igual a concorrência. É essencial dar a atenção necessária à sua identidade visual e ser minucioso em cada uma das etapas. Afinal, a identidade visual é uma representação da sua empresa. Portanto, certifique-se que ela transmita todos os valores que a marca possui e defende, além de estar satisfeito com o resultado. Essa é a única maneira de sua empresa ter chance de sobreviver e prosperar entre o mar de concorrentes. 

Agora que você sabe tudo sobre a importância da identidade visual para sua empresa, fique com essas 4 dicas para construir um SAC eficiente, já que a comunicação também faz parte da sua Identidade. 

  • O Breno Augusto é designer e o responsável pela identidade visual da Smart NX.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?