Dicas para uma melhor Gestão de Cobrança no Varejo
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Sabemos que a cadeia de valor de um varejista na prestação de serviço é um grande diferencial competitivo e o uso de cartão é uma das inúmeras estratégias para aumentar a prestação de serviço ao cliente. Porém, a grande maioria das empresas do Varejo sofrem com um problema recorrente: a inadimplência de seus consumidores.
Este problema pode não ter uma solução definitiva, mas separamos algumas dicas e ações que podem auxiliar na redução das taxas, liberando assim o tão sonhado valor para investimentos e crescimento em outros setores, como o de infraestrutura, compras, estoque e tecnologias.

Vamos a elas!

1. Automatize suas estratégias de Cobrança:

Alcançar os clientes no momento certo é um excelente começo!

O investimento em um Software de gestão se torna algo super válido, pois torna possível a criação de campanhas de Cobrança, além da utilização do Discador Automático e URA para ter sucesso nas chamadas. Diante dos vários tipos de clientes, ter em mãos as informações e a gravação de cada interação com seu consumidor é de grande valia para futuros contatos!

Aproveite para conhecer a nossa solução ideal para Cobrança:

Gerencie a sua operação com eficiência, aumente a produtividade dos agentes e o número de chamadas bem sucedidas

2. Instrua sua equipe a realizar um Atendimento Humanizado:

Desemprego, problemas familiares, crise econômica, entre outras questões, são fatores que influenciam na capacidade de pagamento dos consumidores. Portanto, todos estes problemas são bastante delicados e merecem cuidado e atenção no momento de realizar o atendimento. Trabalhar o atendimento de sua operação de forma mais humanizada em meio a este cenário complicado pode vir a ser um ponto extremamente positivo. O cliente que é tratado de forma especial se sente mais ouvido e, com isso, as possibilidades dele efetuar o pagamento diante de uma atendimento diferenciado aumentam.

Como realizar um atendimento humanizado nestes casos:

  • Abordar de forma individualizada e especial;
  • Buscar ouvir e propor a melhor negociação para ambos os lados;
  • Transmitir confiança e apoio ao cliente, para que ele possa entender a negociação da melhor forma.

3. Informação para tomada de decisão:

Sabemos que sua cadeia de suprimentos necessita de informações acuradas para a tomada de decisões certas. Isso significa saber muito bem o comportamento do cliente e criar um relacionamento com ele para ter mais informações e, assim, encaminhar as informações necessárias para a produção, bem como o setor de compras. O setor de compras da empresa precisa alinhar as necessidades dos clientes junto às especificações da produção para que faça a entrega com qualidade no final do Supply Chain Management!

As operações de Contact Center, Televendas e Telecobrança fazem toda a diferença com uma ferramenta/solução adequada como o nosso triple play: NX Call Center, NX VoiceBot e NX Digital trabalhando para coletar o máximo de dados para gerar informações, time, telefonia, custos e vendas!

Triple Play Smart NX: NX Call Center, NX VoiceBot e NX Digital trabalhando para coletar o máximo de dados para gerar informações, time, telefonia, custos e vendas!

4. Adote a utilização de um Score Internamente:

Um sistema de pontuação, ou Score, permite que sua empresa consiga ter maior previsibilidade com relação a um possível pagamento de um determinado cliente. Através de dados estatísticos, a empresa que faz a utilização deste score consegue estimar o comportamento de um cliente, orientar o roteiro de cobrança e ainda servir como norteamento para o tipo de abordagem a ser utilizada com este cliente específico.

5. Contrate um Agente Virtual:

Em meio a um mundo cada vez mais automatizado, os Robôs ou Agentes Virtuais estão ganhando grande destaque!
Em operações de Cobrança, eles tornam possível a elaboração de novas estratégias além de entregarem ao operador a pessoa correta na ligação.
Isso torna o trabalho do operador mais otimizado, liberando a ele mais tempo para desenvolver estratégias diferenciadas além de trabalhar melhor na estratégia de negociação de um determinado cliente inadimplente.

6.Utilização de uma Régua de Cobrança:

Como já falamos, existem diversos tipos de clientes e, consequentemente, é importante definir diferentes tipos de abordagem que sejam assertivas para cada um destes diferentes perfis. Um índice que vem sendo uma ótima opção é a Régua de Cobranças, ou seja, um conjunto de medidas que a empresa toma para cobrar seus clientes com o objetivo de reduzir a inadimplência.

Alguns pontos considerados são:

  • Valor em aberto;
  • Tempo que a dívida está em aberto;
  • Histórico do Consumidor.

Com estes aspectos em mãos, o próximo passo se dá pela elaboração da melhor abordagem de acordo com a situação daquele cliente.

7. Utilização de Sistema de Cartão Private Label:

A utilização de um cartão de crédito de loja (cartão private label) é uma outra dica interessante para que a empresa tenha um controle maior de sua lista de inadimplentes. O cartão private label nada mais é do que um cartão emitido pela própria empresa, sem bandeira de aceitação universal em todo comércio, sendo válido apenas para as franquias do varejista em questão. Este modelo de cartão, juntamente de uma boa processadora de cartões, promove um maior controle de toda a cadeia de experiência de compras. Um exemplo disso é a parceira da Smart NX, a Conductor!

A Conductor é uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado e desenvolve soluções especializadas em meios de pagamento eletrônicos.
Através dela, a gestão da cobrança é facilitada por meio do maior controle de diversos pontos:

  • Consulta de limite;
  • Consulta de parcelamentos de fatura;
  • Bloqueio e desbloqueio de cartão;
  • Verificação de bloqueio jurídico;
  • Código de barras para pagamento de fatura.

Todos estes benefícios ainda contam com nossa integração na importação dos dados de Cobrança. Um dica incrível para melhoria no controle e redução da inadimplência!

Caminhamos para um cenário mais favorável!

A inadimplência no varejo deve ter tratada com muito cuidado e com uma gestão bem estratégica e assertiva. Neste cenário, quanto maior o controle que se tem de cada um dos passos e ações que serão tomadas, maiores as chances de reduzir as taxas de inadimplência. O Varejo precisa trabalhar muito bem a gestão da informação dentro da cadeia de suprimentos, afinal, tudo que o consumidor está fazendo gera informações relevantes para o setor de compras no varejo. A gestão de cobrança é um passo além da venda, com informações de comportamento de compra e sobre a saúde financeira do publico alvo, a empresa consegue criar campanhas direcionadas e melhorar seu controle de estoque.

Tornar o pagamento cada vez mais previsível é um sonho, porém a tecnologia, o conhecimento do seu consumidor e um bom relacionamento são o grande pontapé para alcançá-lo.

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?