Supervisor de Telemarketing: 15 passos para atingir a excelência
Supervisor de Telemarketing: 15 passos para atingir a excelência
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para quem busca excelência na área de supervisor de telemarketing e gestão de pessoas é imprescindível obter certos conhecimentos. Antes de tudo é necessário que o supervisor tenha ciência de suas competências dentro da empresa, que abrangem liderar uma equipe de operadores de call center que ora estão responsáveis por ser fonte de informação para o cliente ou canal de reclamações, ora por promoverem um produto ou serviço.

O supervisor de telemarketing também precisa cumprir algumas obrigações do cargo, que podem ser listadas como:

  1. Ter bom conhecimento do mercado, bem como da(s) persona(s) de seu negócio.
  2. Dominar as características do produto ou serviço, podendo gerenciar melhor seu relacionamento com o cliente ao responder dúvidas e rebater informações falsas.
  3. Estar atento à sua equipe, para que fraquezas e oportunidades sejam encontradas e trabalhadas.
  4. Capacitar sua equipe com dicas, estratégias e informações, se atentando aos que enfrentam maiores dificuldades.
  5. Motivar os colaboradores através de algumas ações.
  6. Avaliar a prestação de serviços dos membros de sua equipe.
  7. Identificar os produtos ou serviços quem tem maior/menor saída e saber gerenciar as informações geradas.

Uma vez identificadas suas funções é preciso saber como aplicá-las da melhor maneira possível, a fim de conseguir excelência em seu serviço. Num primeiro momento o supervisor de telemarketing se depara com uma de suas maiores dificuldades: atingir metas. As pressões dentro de um Call Center, que já são grandes, aumentam e quem está responsável por gerir a equipe de operadores é cada vez mais cobrado. Diante dessa situação, que estratégias utilizar para fazer uma gestão de pessoas cada vez mais eficaz? Aí vão algumas dicas!

1° Passo: Seja claro e objetivo

Um bom supervisor de telemarketing deve ter uma comunicação clara e objetiva, traduzindo para seus operadores as metas estabelecidas dentro do Call Center, bem como a importância delas para o crescimento da empresa.

2° Passo: Seja o grande o motivador

É fundamental que você seja o maior incentivador da equipe, frisando a relevância do colaborador para a organização e fazendo com que todos vistam realmente a camisa da empresa.

3° Passo: Observação é tudo

Saiba observar e identificar as falhas de desempenho, podendo traçar estratégias que ajam desde sua origem e transformando-as em oportunidades.

4° Passo: Forneça feedbacks

Um supervisor de telemarketing é o canal de comunicação da empresa com os operadores, portanto ele deve estar em constante interação com os membros da equipe, informando-os de suas deficiências e qualidades. A partir daí, pode-se, junto com o colaborador, traçar alternativas para superar os problemas apresentados

4° Passo: Forneça feedbacks

Um supervisor de telemarketing é o canal de comunicação da empresa com os operadores, portanto ele deve estar em constante interação com os membros da equipe, informando-os de suas deficiências e qualidades. A partir daí, pode-se, junto com o colaborador, traçar alternativas para superar os problemas apresentados

5° Passo: Seja o melhor amigo

Saiba escutar e se fazer ser escutado. Nesse momento é preciso que o supervisor de telemarketing domine estratégias de comunicação interpessoal e gerenciamento de problemas. Uma vez que tenham conflitos dentro da equipe o líder deve saber escutar as duas partes e ponderar, além de ser um canal aberto e receptivo de informações. Desse modo, seus liderados se sentiram mais à vontade para falar e para ouvir.

6° Passo: Juntos somos mais fortes

Sua equipe deve ser coesa e você é o maior estimulador dessa coesão. Isso pode ocorrer através de trocas de experiência, participação de todos nas decisões internas e do entrosamento pessoal. 7º Passo: Domine a arte da estratégia Um bom supervisor de telemarketing deve traçar estratégias que direcionem e controlem melhor sua equipe. Um raciocínio assim é fundamental para alcançar as metas estabelecidas pela empresa de modo eficiente.

8º Passo: Conheça seu negócio

O melhor promotor, incentivador e colaborador de um negócio é aquele que mais sabe sobre ele. Por isso, estude seu produto/serviço, agregue informações e faça análises de modo que alternativas que rentabilizem seu negócio sejam encontradas e exploradas.

9° Passo: Seja proativo

Para quem lida com gestão de pessoas é de fundamental importância que se encaixe no seu perfil: iniciativa e orientação para ação. Em outras palavras, o supervisor de telemarketing tem que sempre dar o primeiro passo, alavancar iniciativas, cumprir as metas e impulsionar sua equipe.

10° Passo: Se entregue

O líder de uma equipe de operadores deve ter responsabilidade e comprometimento. Se entregar. Para isso deve ponderar suas atitudes, saber seus limites e se conhecer, não se comprometendo com o que não pode cumprir. Mais que tudo, deve agir de modo maduro e consciente.

11° Passo: Estimule, incentive e provoque

Um bom supervisor de telemarketing deve sempre estar atento para o cumprimento das metas, afinal, são elas que guiam o crescimento de uma empresa. A grande questão é: como fazer isso? A realização de ações estimuladoras é uma boa alternativa, além dos benefícios já disponíveis para quem atinge as metas, uma brincadeira ou uma iniciativa criativa é sempre bem-vinda. Tente trabalhar o endomarketing no seu ambiente de trabalho, isso definitivamente melhorará as relações lá dentro.

12° Passo: O entusiasmo é contagiante

Já foi comprovado que felicidade e satisfação são contagiantes. Como é tarefa do supervisor de telemarketing ser o maior estimulador da equipe, é necessário que ele passe entusiasmo e “gás” para os colaboradores. Afinal, equipe que trabalha feliz, trabalha melhor.

13º Passo: Aprenda a executar

Tudo bem, você pode ter toda sua estratégia traçada para gerir uma equipe, mas consegue colocá-la em prática? Tenha um raciocínio lógico, consiga os instrumentos necessários e tire suas ideias do papel. Lembre-se, o seu sucesso profissional como líder de equipe só pode ser avaliado através dos resultados obtidos pelo seu time.

14° Passo: Seja autoconfiante

Um supervisor de telemarketing que deseja ter sua equipe coesa e sob controle deve ter coragem no momento de tomar decisões e autoconfiança para assumi-las. Por isso, trabalhe consigo mesmo suas habilidades e capacidades, desenvolvendo uma boa autoestima.

15° Passo: O exemplo é você

Lembre-se que seu time se espelha em você em boa parte de suas ações. Portanto, é importante que o líder passe uma boa imagem, seja o modelo da empresa. Como anda seu serviço de supervisão? Está conseguindo cumprir suas metas? Não? Pois bem, essas são dicas valiosíssimas para ser um supervisor de telemarketing de excelência e se destacar no mercado. Se você já aplica algumas dessas dicas ou tem outras alternativas nos conte nos comentários!

Pronto para transformar o
relacionamento com seu cliente?