Como o WhatsApp pode transformar a Concessão de Crédito no Varejo

45 milhões de pessoas e 820 bilhões de reais por ano! Sabe o que eles representam? 1 a cada 3 brasileiros não possui conta em banco e, ainda assim, essa parcela movimenta valores expressivos na economia. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, a cada 10 brasileiros desbancarizados, 6 não possuem intenção de abrir uma conta e a metade não confia nas instituições financeiras.

Nesse contexto, o Varejo vem se posicionando como um forte precursor da democratização do crédito no Brasil, através dos chamados cartões de loja. As empresas que adotam o private label (usados somente no estabelecimento emissor) ou co-branded (permite a compra em outros estabelecimentos credenciados pela bandeira estabelecida no cartão) em suas estratégias, contam com um poderoso aliado de fidelização de clientes, pois além de fortalecer a marca, concede crédito a uma parcela da população que busca alternativas financeiras não vinculadas aos bancos. A conta é simples:

Processo de Concessão de Cartão

Parece mamão com açúcar, não é mesmo?  Mas conceder crédito requer muitos desafios como qualidade dos dados utilizados na gestão de crédito, projeções de inadimplência e diferentes graus de vulnerabilidade financeira entre clientes. Ou seja, é fundamental um planejamento de risco eficiente para proteger a saúde financeira da organização.

Falar em concessão de crédito no Varejo sempre foi um tema difícil e complexo. Salvo os setores farmacêuticos e alimentício, a maioria dos segmentos varejistas, durante o Covid-19, suspenderam integralmente qualquer concessão de crédito ou apertaram o cinto, adotando políticas mais rigorosas.

Porém, com a retomada do varejo de forma crescente no segundo semestre, volta-se a falar de crédito. Afinal, apesar do receio de inadimplência, é preciso oxigenar a carteira de clientes e expandir as vendas. O risco é inerente as transações financeiras, mas encarar o crédito como impulsionador da economia fará a diferença para as empresas que desejam sair na frente. Só que agora as regras do jogo mudaram, as condições econômicas, os anseios das pessoas e a forma de se relacionar não são mais as mesmas, e a tecnologia sem dúvida é um dos motores na reviravolta do varejo.

De forma sucinta, o processo de concessão do cartão segue duas fases importantes:

Processo de Concessão de Cartão

Entretanto, o isolamento social mudou alguns comportamentos dos consumidores e, mesmo diante da reabertura de lojas, o medo e cautela no contato permanecem latentes.  É o que aponta uma pesquisa do Instituto Locomotiva sobre o comportamento dos brasileiros no pós-quarentena:

 

Temos um consumidor mais exigente, preocupado com medidas sanitárias e, sem dúvidas, mais digital. Então, podemos presumir que ele não se sentirá confortável com alguém o abordando para fazer o cartão da loja, não é mesmo?

Mas e agora? Como se conectar ao cliente?

Vá até onde ele está! E se tiver que apostar em um canal democrático sem dúvidas será o WhatsApp.

Uso do WhatsApp no Brasil

Para potencializar a aquisição de cartão no varejo, a Smart NX desenvolveu uma solução totalmente integrada ao motor de crédito com política exclusiva, oferecendo biometria facial, sistema antifraude e token de segurança através do WhastApp.

O cliente pode solicitar o cartão no conforto da sua casa, respeitando o distanciamento social, sem constrangimento na abordagem e com a facilidade e praticidade do canal mais democrático de todos. E o varejista ainda mantem a expansão da carteira de clientes aquecida e atinge públicos novos.

Se há uma certeza que 2020 nos trouxe é que “soluções antigas não resolvem novos problemas”. O WhatsApp se torna um poderoso agente de transformação na concessão de crédito do Varejo. Se conhece a história de Alice no país das maravilhas, vai se lembrar desse diálogo:

– O senhor pode me ajudar? Diz Alice.
– Claro. Responde o Gato.
– Para onde vai essa estrada?
– Para aonde você quer ir?
– Eu não sei. Estou perdida.

Para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve. E você? Sabe qual caminho seguir? Está preparado para enfrentar a nova realidade do seu mercado?

*A Jéssica Carvalho atua como Analista de Customer Success na Smart NX e é nossa especialista em Varejo.